10 erros que empresários cometem nas redes sociais

Marketing
setembro 8, 2014 publicado por Empreendedor Online

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10 principais erros que empresários cometem nas redes sociais

Erros que empresários cometem nas redes sociaisEntre os brasileiros que navegam na internet, a maioria se conecta nas redes sociais. É o que revela o estudo “The Rise of Social Networking in Latin América” (O crescimento das redes sociais na América Latina) divulgado pela comScore.

De acordo com o levantamento, os brasileiros gastaram, em junho deste ano, 12,5 bilhões de minutos em diversas redes sociais. Esse volume corresponde a 18,3% de todos os minutos gastos pelos brasileiros na internet.

Conforme é possível avaliar, as redes sociais abrangem um público extremamente interessante às empresas. Pensando nisso, muito empresários aderiram a estas ferramentas para atrair mais público, tornar sua marca conhecida e até mesmo aumentar as vendas.

Erros nas redes sociais

Entretanto, na ânsia de estar presente na web, as empresas acabam cometendo alguns erros. Para descobrir quais são os dez principais erros comuns, o Portal InfoMoney conversou com o professor de Redes Sociais e Inovação Digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Gil Giardelli. Confira abaixo:

Entrar nas redes sociais sem planejamento

Não é porque muitas empresas aderiram às redes sociais que necessariamente o negócio terá de ser cadastrado em uma. Segundo o especialista, as redes demandam conhecimento e planejamento prévio.

Participar de várias redes ao mesmo tempo

Quanto maior o número de redes onde a empresa estiver, mais tempo o empresário terá de se dedicar a elas. Lembre-se de que as redes sociais são vitrines do negócio, por isso, devem ser atrativas e atualizadas.

Só falar da empresa e do produto da empresa

Ter informações somente sobre a empresa, produtos e serviços torna as redes desinteressantes. “Se a empresa vender joias, além de falar do produto, conte sobre as pedras ou uma história interessante relacionada à peça”, exemplifica Giardelli.

Achar que as ferramentas precisam de custos altos

Na internet, é possível baixar ferramentas que podem contribuir para tornar o seu conteúdo mais interessante. Vale destacar que muitas são gratuitas, basta aprender a usá-las.

Deixar a ferramenta aos cuidados de amadores

As redes não devem ser cuidadas por quem não conhece sobre o assunto, por isso, nada de delegar as funções para os sobrinhos ou filhos. Hoje, existem profissionais especializados no assunto. Caso a empresa não possa pagar por este tipo de serviço, o empresário deve se aprofundar no tema por meio do estudo.

Não pensar que quem acessa as redes são pessoas

Quem está atrás dos computadores são pessoas. Por isso, gentileza e educação sempre caem bem. Redes sociais exigem um relacionamento de cordialidade e bom relacionamento. Se a empresa não compreende isso, melho

Não respeitar a opinião dos usuários

“As pessoas opinam sobre o que elas gostam. Caso contrário, elas não perderiam o seu tempo”, explica Giardelli. Não discuta assuntos polêmicos, assim como religião e futebol;

Achar que as críticas são pessoais

Críticas podem ajudar a melhorar o negócio. O empresário deve lembrar que a crítica não é contra ele, mas é sobre um produto ou um serviço oferecido pela empresa;

Não ser transparente

A transparência é palavra de ordem no mercado. Por isso, use o espaço das redes sociais para informar sobre a produção, crescimento e até mesmo faturamento. Isso garante mais confiabilidade do consumidor em relação à empresa;

Criar personagens para falar sobre a empresa

Lembre-se de que o número de identificação IP aparece frequentemente em comentários de blog e sites, por exemplo. Ou seja, de nada adianta assinar diferentes nomes, criar usuários falsos e apenas falar bem da sua marca quando todos os outros internautas são capazes de facilmente derrubar essa máscara.

Isso não apenas destruirá a reputação on-line da empresa, como também poderá destruir as outras ações que, porventura, a empresa queira iniciar na rede. O melhor é ser objetivo e sincero, apresentando-se como representante da empresa e se mostrando sempre aberto a sugestões e críticas.

Fique atento a sua estratégia de abordagem nas redes sociais e evite esses erros mais comuns que os empresários cometem nas redes sociais.

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4 Comments

  • Parabéns pelo post.
    Realmente, vemos sites de vendas que mais parecem aqueles armazéns do século passado, empoeirados e cheios de teias de aranhas penduradas . A exposição virtual de vitrines de produtos é como se você estivesse em uma loja física. Tem sempre um profissional tirando a poeira dos produtos, do vidro marcado de digitais engorduradas, expondo as novidades, dando cara nova à vitrine. Por isso uns vendem muito outros nem tanto. Sabem encantar os clientes.

  • Muito bom este post, as pessoas tem que entender que andar com a verdade é poupar tempo na sua vida. Deus deu 24 horas por dia para todos, é o tempo que ninguém pode mudar porque perder ele com mentiras que só vai atrapalhar sua vida.

  • Excelente este comentário sobre empresas e redes sociais. Realmente, a transparência é o que deixa a melhor impressão sobre uma determinada empresa nas redes sociais e não custa nada ser gentil com os clientes. Também já vi alguns usuários usarem os mesmos argumentos, com clientes falsos ou não, que fica muito repetitivo de ler e desanima adquirir o produto ou serviço da empresa.

  • Muito objetivo e consistente as dicas.

    Att,
    Marcelo

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