Como calcular a taxa de conversão no e-commerce

Como calcular a taxa de conversão no e-commerce

Como calcular a taxa de conversão no e-commerce
Como calcular a taxa de conversão no e-commerce

Saber como calcular a taxa de conversão no e-commerce é uma questão fundamental para qualquer empreendedor ou empresa que pensa em abrir uma loja virtual. É através da taxa de conversão que iniciamos a análise dos KPIs – Key Performance Indicators que determinam a eficiência de uma operação de comércio eletrônico ou qualquer outro site que tenha no ambiente online sua fonte principal de receita.

O problema é que a discussão sobre como calcular a taxa de conversão no e-commerce envolve além da fórmula básica, diversas abordagens diferente, seja do ponto de vista contábil ou estratégico. Em nosso curso de e-commerce discutimos muito essas abordagens por serem essenciais para quem deseja gerir uma loja virtual.

O que é taxa de conversão?

Antes de começarmos a falar sobre como calcular a taxa de conversão no e-commerce, devemos deixar bem claro o que vem a ser uma conversão no comércio eletrônico. No e-commerce temos uma taxa de conversão, quando uma determinada meta de uma campanha se concretiza.

Se estivermos realizando uma campanha de marketing online onde o objetivo final é a venda de um determinado produto, dizemos que a Taxa de Conversão é o percentual de vezes que uma venda online se concretizou, em função dos estímulos da campanha.

Analisar com propriedade os resultados de uma campanha online é fundamental para podermos decidir em qual ação de divulgação da loja virtual iremos investir, pois cada uma deve apresentar um percentual de conversão conforme a situação.

Como calcular a taxa de conversão de uma loja virtual

O conceito de Taxa de Conversão no E-commerce é de certa forma simples. O cálculo básico é:

Taxa de Conversão = Número de Vendas / Total de Visitas

Suponhamos uma loja virtual que tenha uma venda a cada cem visitas. Neste caso a Taxa de Conversão seria de 1%.

Embora de estrutura simples essa métrica esconde alguma peculiaridades em sua análise. Em primeiro lugar, não se tem uma Taxa de Conversão Padrão no comércio eletrônico. Elas variam muito de setor para setor e até mesmo de país para país. Nos mercados de nicho, essas taxas pode ser ainda maiores.

No Brasil a taxa de conversão média do e-commerce está em 1,5% o que é um valor bem baixo se tirarmos como padrão o e-commerce americano que não raramente apresenta taxas de 5%.

Outro aspecto que deve ser considerado, é que em uma loja virtual você também terá diversas taxas de conversão por seções da loja, por isso é bom analisar com cuidado os resultados de cada campanha para que não sejamos enganados por ruídos nas estatística.

É preciso observar atentamente a precisão dos dados, pois eles são fundamentais para o cálculo dos indicadores de desempenho, como calcular a taxa de conversão no e-commerce. Também iremos usar esses valores para o cálculo de outros indicadores de desempenho e planejamento como o prazo de retorno no e-commerce e funções de planejamento do fluxo de caixa da loja virtual.

A importância da Taxa de Conversão no E-commerce

A Taxa de Conversão é considerada um dos principais  indicadores de desempenho no e-commerce e quando associada ao Ticket Médio da loja nos dá uma boa ideia sobre a evolução do negócio. Por isso essa métrica deve ser acompanhada de perto e avaliada com muito cuidado. Uma das premissas da web analytics é que uma métrica deve confirmas a outra, e na análise de desempenho de uma loja virtual isso não é diferente.

Como aumentar a taxa de conversão de uma loja virtual

Essa é a pergunta que está na mente de qualquer gestor de e-commerce. Os caminhos são muitos e aqui mesmo no Blog do Curso de E-commerce já discutimos esse assunto em diversos artigos.

A primeira providência para aumentar a taxa de conversão de um e-commerce é aumentar o número de visitas à loja virtual com tráfego qualificado e real potencial de conversão. Quanto mais acessos de boa qualidade aquisitiva você conseguir gerar, melhores serão suas chances de conversão.

O segundo passo está na otimização dos processos como checkout, um dos grandes responsáveis por esse indicador. Se o fechamento da compra for confuso e não satisfizer às necessidades do usuário, com fácil navegação e diversidade de formas de pagamento, dificilmente você conseguirá ter um bom desempenho de vendas.

Agora que você já sabe como calcular a taxa de conversão no e-commerce já pode implementar as rotinas de registro de eventos e analisar o desempenho da sua loja virtual.

Fonte: Blog do Curso de E-commerce

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1 COMENTÁRIO

  1. Interessante saber que a taxa de conversão no Brasil é tão baixa. Ainda falta gerar essa cultura nas pessoas, porém isso tem melhorado bastante no últimos anos. Vemos pessoas da geração ‘pré-internet’ interagindo muito mais com e-commerce do que tempos atrás.

    Ótimo post. Acompanhando o blog!

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