Como fazer seu escritório em casa

Home Office
julho 1, 2012 publicado por Empreendedor Online

Conheça o Guia de E-commerce

10 regras básicas para fazer seu escritório em casa

Um escritório em casa pode ser a resposta para a sua proposta de redução de custos. Aluguel, IPTU, condomínio, secretária, luz, telefone, faxineira e estacionamento. Esses são itens básicos da despesa de um escritório. Sem falar no estresse, na perda de tempo no trânsito infernal e nos inúmeros telefonemas para resolver pepinos domésticos. Ufa! Mas existe uma outra opção para todo esse desgaste: levar a rotina profissional para dentro de casa. “Certamente economizo cerca de R$ 2 mil por mês, mantendo o escritório no meu apartamento”, calcula a paisagista Fany Galender, de São Paulo, que adotou a tática nos últimos doze anos.

Escritório em casa passa a ser tendência

O home office ou escritório em casa é uma tendência mundial que passa a ser cada vez mais adotada no Brasil. Com a elevação dos preços dos imóveis e aluguéis nos grandes centros urbanos e o caos no trânsito em nossas cidades, cada vez mais brasileiros optam poe montar um escritório em seu próprio apartamento ou casa, reduzindo custos, ganhando tempo de transporte e qualidade de vida.

Livrar-se de gastos, economizar tempo e agilizar o andamento da casa são as principais vantagens dessa escolha. Se você está cogitando a idéia, comece seguindo estas dez regras básicas para se ter um escritório em casa:

1- Respeite o relógio

Tenha um horário definido para começar e parar suas atividades, como se você estivesse mesmo no escritório. Da mesma forma que a casa não pode invadir o trabalho, a profissão não pode roubar sua saúde, física e mental.

2- Mantenha a disciplina

Atenção para não se dispersar. Não dá para ir à cozinha fazer um café no meio do dia ou visitar a geladeira a cada meia hora. E se você decidir trabalhar no sábado de manhã para fazer compras na sexta à tarde, cumpra sua promessa. Lembre-se que ter um escritório em casa é um desafio à disciplina.

3- Defina seu espaço de trabalho

Uma edícula da casa ou um cômodo do apartamento deve virar seu quartel-general. E não divida espaço com as ferramentas do marido ou com os brinquedos das crianças. Também não deixe o relatório em cima da cômoda do quarto. Se sumir, a culpa é toda sua.

4- Otimize o telefone

Ter um celular ajuda muito. Ele funciona como uma segunda linha telefônica. Outro ponto de apoio é a secretária eletrônica, fundamental para atender às chamadas no final de semana ou depois do expediente. Além disso, as empresas de telefonia de alguns Estados oferecem outros recursos para preservar sua privacidade. A de São Paulo, por exemplo, tem o Detecta, um aparelho que denuncia de que número vem cada chamada. Isso ajuda a selecionar o que deve ser atendido e o que deve ir para a secretária eletrônica.

5- Abuse da tecnologia

Com as novas linhas digitais dá para navegar na Internet e falar ao telefone simultaneamente. Confira se na sua cidade já existem linhas do tipo ADSL – sigla em inglês para linha digital assimétrica – ou RDSI, Rede Digital de Serviços Integrados. Outra saída para quem quer se manter conectado em seu escritório em casa é utilizar os novos serviços das TVs a cabo para plugar o micro na rede. Nesse caso, proteja o computador. Ele vai ficar mais vulnerável ao ataque de piratas.

6- Invista num micro valente

O computador deve ser compatível com o trabalho em seu home office. Se você já tem um no escritório, é ele que vai ser seu companheiro em casa também. Caso vá adquirir um para começar, evite modismos e converse com um técnico sobre a máquina e os programas que atendem melhor a você.

7- Cuide da infra-estrutura

Na hora de adquirir acessórios, equipe bem sua casa. Não se engane, por exemplo, com um fax no micro. Ele funciona bem para receber documentos e não para enviar originais.

8- Abandone a informalidade doméstica

Nada de trabalhar de pijama, sentar-se em qualquer lugar ou improvisar mobílias. Mesa, cadeira, arquivos e estantes devem equipar o ambiente. Estude, inclusive, a altura adequada dos móveis para que tudo seja confortável e não traga problemas de saúde no futuro.

9- Ensine o pessoal a anotar recados

É bom preparar quem está em casa para atender ao telefone. Explique direitinho como seus clientes devem ser tratados e, principalmente, como anotar os recados. Providencie um bloco de papel e uma caneta fixos para isso. Caso você more num prédio, avise porteiro e zelador sobre como proceder com material entregue na portaria.

10- Explique sua rotina para seus filhos

Tudo bem que você está ali para qualquer eventualidade, mas é bom que as crianças saibam qual é seu tempo de trabalho. Se puder, conte com a flexibilidade de horário das escolinhas. Não é porque você está em casa que sua rotina de trabalho deve mudar

E você? Possui alguma regra especial que queira compartilhar com quem deseja montar um escritório em casa?

GD Star Rating
loading...

Confira também estes artigos relacionados

17 Comments

  • Eu fico muito desconfiado quando ligo para uma “empresa” e escuto crianças gritando e cachorro latindo ao fundo da ligação, da impressão de amadorismo, acho que o trabalho Home Office deve ter local exclusivo, isolado e muito bem resolvido principalmente com família.
    .
    Abraços.
    Felipe Meier
    Sistab No Breaks

  • Para quem está iniciando é uma boa, mas para quem quer expandir os negócios o melhor mesmo é um escritório comercial, assim é possível contratar profissionais e receber os clientes.

    Parabéns pelo artigo!

  • oi ana carla meu nome ilson gostaria de saber sober sua esperiença sober sua franquia ja tenho uma empressa a nove anos de brindes. e fartamentos mais penson em acresenta outros produtos tenho 25 anos de venda mais nuca online aguador resposta obrigado.

  • Trabalho em casa há 5 meses, tem sido um desafio muito agradável, apesar da super disciplina que precisamos é extremamente compensador, sem contar a redução de custos nas despesas fixas!! Ótimas dicas!!

  • Vivendo e prendendo! Ótimo artigo!

    Trabalho com webdesign. Quero ter registro de autônomo, mas a minha residência não tem direito a alvará. Existe outra alternativa?

    Parabéns pelo post!

  • Trabalhar em casa requer muito compromisso. Artigo muito bom
    Parabéns!

    Abraços Prudêncio!

  • Muito interessante o artigo. Só gostaria de acrescentar uma variante do “Explique sua rotina para seus filhos”, pois o mesmo deve ser feito com seus pais! haha

    No meu caso, tenho 18 anos, e as vezes estou concentrado no meu trabalho (programação), e do nada chega alguém falando alguma coisa sem importância…

  • Essa foi uma boa abordagem…
    Li atentamente as dez regras básicas e certamente terei que me educar muito.

  • Para quem quer montar um home-office, mas tem pouco espaço em casa, alguma sugestão. Hoje o que era o meu escritório, passou a ser o quarto do meu filho e está muito entulhado de mobilia e decoração infantil, meu quarto tb é pequeno. Alguem pode dar alguma sugestão. Estou em dividir a sala. Alguem já passou por esse problema? Abraços!

  • Gostei muito da ideia de montar um escritorio em casa,mas estou com dificudade em conseguir registrar a minha empresa,pois onde moro,nao possuo documento de,posse e isso esta me prejudicando.estou perdendo muitos servicos devido a ausencia de notas fiscais. Obrigado.

  • Reconhecer os erros é um bom começo?
    Ok! Senti-me mais aliviado, erro em todos esses itens.
    Mas, nada como um dia após o outro, e ver como os comentários alheiros podem nos inspirar para acertar.
    Valeu a matéria, rápida, direta e provocativa.
    Bons negócios para todos.
    Acabou meu recreio.

  • Muito bom!

  • O Escritório Doméstico pode ser combinado com um Escritório Virtual, tornando muito mais fácil e profissional lidar com algumas das dificuldades citadas (por exemplo, itens 4, 7 e 9), ou mesmo reduzir os custos com infraestrutura.

  • gostei
    de saber que skype e a 3 no mundo e gnial
    a corer atras para crecer mas
    e ser o 1

  • Gostei das dicas e concordo que sem disciplina não é possível ter um home office.

    Separar o escritório de toda a casa também é fundamental

    Um abraço e obrigado pela matéria

  • Perfeita as dicas das 10 faço 9 e eu trabalho em casa a 8 anos :)

    Abraços

    JESUS TE AMA

  • É, trabalhar em casa é mesmo um GRANDE desafio e requer MUITA disciplina. Por isso hoje em dia existe o coworking! Quem não conseguir superar estas super dicas para o home office, sinta-se convidado a se juntar com a gente no espaço de coworking! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>