Ideias de Negócios

novembro 11, 2013 publicado por Empreendedor Online

Como montar uma lavanderia

Como montar uma lavanderia

Dicas sobre como montar uma lavanderia

Dicas sobre como montar uma lavanderia

Visando ajudar os leitores que desejam saber como montar uma lavanderia a equipe do Empreendedor Online realizou uma pesquisa sobre a situação deste mercado e o que é necessário para começar o negócio. Muitas pessoas nos enviaram e-mails sobre o mercado de lavanderias e nós resolvemos então pesquisar este mercado.

O interesse sobre como montar uma lavanderia não acontece por acaso. O segmento de lavanderia vem apresentando crescimento contínuo nos últimos anos no Brasil, assim como todo e qualquer serviço que ajude as pessoas a ganharem tempo na rotina corrida do dia a dia. Dessa forma, o investimento em uma lavanderia faz todo o sentido para quem deseja montar seu negócio próprio.

Qual o público alvo de uma lavanderia

Como em qualquer outro empreendimento, o primeiro passo, para quem deseja saber como montar uma lavanderia é conhecer detalhes sobre o público que você deseja atingir. Os principais clientes de uma lavanderia são clientes residenciais e também empresas como restaurantes, hotéis, pousadas, clínicas e hospitais e outras atividades.

Outra característica importante a ser observada por que deseja montar uma lavanderia é que o público desse tipo de serviço geralmente pertence às classes média e alta, tanto no caso dos clientes residenciais quanto os clientes comerciais.

Um serviço e dois segmentos distintos

Quando falamos de montar uma lavanderia precisamos decidir logo em qual segmento você pretende se especializar, o doméstico ou industrial. Se for o segmento doméstico, você terá como foco os pessoas que por falta de tempo espaço ou comodidade, preferem que suas roupas sejam lavadas por uma empresa especializada.

No segmento industrial e comercial o foco são empresas que por uma questão de enxugamento de estrutura e terceirização dos serviços, preferem deixar o serviço de limpeza a cargo de uma lavanderia.

Segundo informações do Sindicato das Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região – Sindlav, menos de dez por cento das lavanderias tem como foco o segmento industrial, o que aponta para um bom mercado para ser explorado para quem pretende abrir uma lavanderia como negócio próprio.

Localização da lavanderia

De maneira geral, a melhor localização para uma lavanderia é junto aos grandes centros, de preferência perto de bairros que tenham o perfil social e econômico que pretendemos alcançar. É bom que seu estabelecimento esteja em um local de fácil acesso às pessoas indo e vindo do trabalho.

No caso da lavanderia industrial, a localização não é tão crítica assim, já que nesse segmento é normal a coleta e entrega da roupa lavada.

Outro ponto a ser observado por quem quer saber como montar uma lavanderia é o do fornecimento de água, gás para aquecimento d’água e a questão do despejo dos produtos químicos usados principalmente na lavagem a seco. A legislação precisa ser avaliada para ver se é possível instalar uma lavanderia no local desejado.

Estrutura para montar uma lavanderia

Como configuração básica, a área necessária para montar uma lavanderia é de aproximadamente m2 a serem distribuídos entre as diversas operações de uma lavanderia como:

  • Recepção e atendimento
  • Separação das roupas recebidas
  • Espaço para as mesas de tirar manchas
  • Espaço para as mesas de passar roupa
  • Área de máquinas de lavar a água
  • Área de máquina de lavar a seco
  • Espaço para centrífuga
  • Área para os cestos para de roupas limpas
  • Cabideiros e área de embalagem de roupas para entrega

É importante planejar muito bem o layout da lavanderia para que se possa facilitar o trabalho. Para isso é preciso arrumas os diversos espaços em uma sequencia lógica de trabalho, trazendo assim ganhos de produtividade.

Investimento inicial para abrir uma lavanderia

O investimento para montar uma lavanderia vai depender muito do tamanho do negócio, segmento de atuação e localização. O valor estimado para a abertura de uma lavanderia gira em torno de R$ 100 mil, incluídos nestes custos o valor de aquisição de equipamentos, estrutura inicial do negócio (legalização, ponto e etc…) e a contratação inicial de pessoal.

Franquias de lavanderias

Uma outra opção para quem está pensando em como montar uma lavanderia é partir para a solução de franquia. Nesse caso você já contará com a experiência do franqueador para iniciar o seu negócio, o que reduz sensivelmente o risco do negócio.

Embora esse seja um atalho para ingressar no segmento de lavanderias, é importante tomar alguns cuidados na hora de optar por uma franquia. O primeiro ponto é observar o maquinário que está sendo oferecido pelo franqueador e o contrato de manutenção desse maquinário.

No Brasil temos boas opções de franquias de lavanderia como a Laundromat que lançou recentemente um novo tipo de franquia nessa área, Lavasecco além de outras franquias baratas nessa área.

E-book sobre como montar uma lavanderia

Para deixar nossa pesquisa ainda mais completa encontramos um e-book muito bem elaborado pela equipe do Sebrae SP em colaboração com a ANEL – Associação Nacional das Empresas de Lavanderia, com informações completas para quem deseja saber como montar uma lavanderia. Para fazer o download do e-book clique aqui.

Agora que você já tem uma boa visão sobre como montar uma lavanderia, é hora de pesquisar o melhor modelo para o seu negócio, planejar e botar a mão na massa!

GD Star Rating
loading...

Confira também estes artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>