Complexo de inferioridade das pequenas empresas no marketing digital

Complexo de inferioridade das pequenas empresas no marketing digital

Complexo de inferioridade das pequenas empresas no marketing digitalParece que os pequenos e médios empresários sofrem de um complexo de inferioridade quando se faze de marketing digital. Pelo menos é essa a constatação que faço em muitos de nossos cursos e em comentários de blogs que acompanho. Uma fatia considerável do empresariado ainda não faz a divulgação de seus negócios na Internet por achar que esse é um segmento em que eles não têm como participar ou que não tem a mínima chance de conseguir a mesma projeção que a s grandes empresas. Ledo engano.

Não há mais o que discutir sobre a necessidade das pequenas empresas promoverem ações de marketing digital. Esse é um mercado tão grande que já ameaça até mesmo a toda e poderosa televisão em termos de verba publicitária alocada. Por isso para o pequeno e médio empresário, é simplesmente um suicídio não estar presente na Internet.

E porque a maioria das pequenas empresas ainda não anuncia na Internet?

Desconhecimento afasta pequenas empresas do marketing digital

No início do nosso curso de marketing digital é impressionante o número de participantes que chega ainda meio desconfiando que o marketing online “não é para eles”. Essa é uma impressão que vai se dissipando durante o curso à medida que os participantes vão tomando consciência das inúmeras ferramentas disponíveis para marketing digital de pequenas empresas e seus custos.

Outro tabu é o de que as pequenas empresas não podem concorrer em pé de igualdade com os grandes players do mercado. Esse é um outro grande engano. Por vezes fico impressionado com o primarismo de algumas campanhas de marketing digital de grandes empresas que acompanho ou estudo. Questões básicas de SEO, Links Patrocinados, E-mail Marketing e Redes Sociais parecem ser absolutamente ignoradas nessas campanhas e o resultado, obviamente é abaixo de pífio. Por que? Falta de capacitação dos profissionais envolvidos e desconhecimento dos recursos por parte dos empresários.

Conhecer as ferramentas de marketing digital é essencial

Para o pequeno empresário que deseja ingressar no marketing online, é essencial conhecer as diversas ferramentas disponíveis hoje em dia para saber o que pode ou não ser feito em termos de marketing pela Internet. Outra razão, e talvez essa a maior, é que para poder supervisionar a execução de um serviço, é necessário conhecer minimamente o processo, caso contrário, nunca vai saber se o que foi contratado foi realmente entregue.

Em nosso curso de introdução ao marketing digital, muitos empresários se admiram ao conhecer as ferramentas e possibilidades disponíveis no mercado da publicidade na Internet. Mais ainda, quando verificam os custos desse tipo de propaganda podem ter seus resultados medidos a cada centavo investido. A possibilidade de mensuração exata do retorno do investimento é um dos principais diferenciais do marketing digital, do marketing convencional.

Não há motivo para sua empresa ficar de fora desse mercado. As pesquisas comprovam qua atualmente a grande maioria dos consumidores decide suas compras a partir de informações que consegue na Internet. Se a sua empresa não está lá, sua empresa está excluída do mercado que mais cresce no Brasil e no mundo. O complexo de inferioridade das pequenas empresas em relação ao marketing digital, definitivamente, não tem fundamento.

Fonte: Blog do E-commerce

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Empreendedorismo

Desbloqueando seu potencial empreendedor Você sabia que desbloqueando seu potencial empreendedor você estará dando um dos principais passos em direção a um negócio de sucesso? Isso...

Mais Lidos em Empreendedorismo

Últimas Publicações

Buscar no Site