Empreendedorismo

março 26, 2012 publicado por Empreendedor Online

Dicas para abrir uma empresa na Internet

Dicas para abrir uma empresa na internet

Dicas para abrir uma empresa na internet

Confira algumas dicas para abrir uma empresa na internet

Apesar dos fatos e números não deixarem dúvida que o país vive, hoje, um excelente momento para negócios virtuais, pesquisas apontam que erros de planejamento em marketing, em tecnologia apropriada, em meios de pagamentos e logística são as principais falhas que levam a “morte” empreendimentos virtuais.

O mundo dos negócios online nunca foi tão atraente, mas é preciso saber descer a onda pra não morrer afogado e por isso o marketing inteligente é um dos pré-requisitos para se destacar na rede.

A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios destacou ações e alguns exemplos de “estrategistas da rede” que conseguiram obter sucesso em seus empreendimentos virtuais:

O Melhor da Vida (www.omelhordavida.com.br) empresa virtual que vende memoráveis experiências às pessoas, como jantares, cursos e passeios e hoje conta com mais de 2.500 experiências para gente de todo o país. O empreendedor desenvolveu um modelo de negócios com três fontes de renda; contam com um quadro de funcionário reduzido e já cresceu 25%.

A Cia das Mães (www.ciadasmaes.com.br) é uma empresa virtual, criada há apenas dois meses, que vende de roupas a móveis de bebês e logo no 1º mês o negócio contou 10 mil usuários únicos. Possuem um sistema de pagamento virtual através do Buscapé e, conforme o aumento de demanda pretende negociar diretamente com as bandeiras de cartões de crédito. A empreendedora ressalta a importância que tem a exibição de produtos atraentes aos olhos de seus consumidores para tornar sua loja virtual sempre convidativa.

A Ilentes (www.ilentes.com.br) é uma loja virtual que apostou na venda de lentes de contato e só no ano passado alcançou um faturamento de R$ 1 milhão. O empreendedor utilizou uma estratégia que poucos conhecem e comprou vários domínios que levam a ILentes. No total são seis endereços eletrônicos que direcionam ao site oficial. O empreendedor também procura manter contato com seus clientes de perto e acredita no boca a boca para tornar sua marca conhecida e fidelizar clientes.

Ei! Não pense que foram apenas glórias. Esses empreendedores fizeram escolhas erradas e tiveram que modificar muitas coisas até terem seus negócios “nos eixos”.

Consultores apontam os caminhos para quem quer abrir uma empresa na Internet

É preciso identificar uma oportunidade de negócio, observar concorrentes, fazer pesquisa de mercado, analisar custos, fornecedores e montar um plano de negócios para clientes cada vez mais exigentes e que acessam a Internet em busca de praticidade e inovação.

O consultor Gastão Mattos ensina: “No caso de pequenas e médias empresas, anunciar em grandes portais é praticamente inviável. É caro e atrai público generalista. A melhor forma é investir na divulgação de buscadores, seja com palavras-chave – links patrocinados – ou fazendo SEO – Search Engine Optimization, estratégia que faz com que o site fique mais bem posicionado nos resultados de busca orgânica.”. Esse é um importante investimento a ser feito logo de início.

Para Alberto Valle, instrutor e consultor da equipe do Curso de E-commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital, “o importante para o suicesso de um negócio na Internet está em ujm modelo de negócio inovador que supra uma necessidade imediata do usuário, aliado a uma estrutura de marketing digital que garanta visibilidade em todos os canais disponíveis na Internet, como ferramentas de busca e mídias sociais” afirma o consultor.

Outra estratégia importante é utilizar as redes sociais para o estreitamento do seu negócio com o seu cliente.

Abel Reis, presidente da agência click, aponta outro fato importante a ser levantado: “uma empresa presente na internet tem de levar em conta a oferta de conteúdo pelo celular”. O celular é apontado como tendência de plataforma para todas as áreas.

Portanto, empreendedores virtuais, negócios on-line exigem um bom investimento, uma vitrine chamativa e ótima navegabilidade, sem falar numa reserva financeira e boas soluções de pagamento e logística.

Fonte: PEGN

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