Comércio Eletrônico

outubro 8, 2011 publicado por Empreendedor Online

Golpes em compras coletivas

Novos golpes em compras coletivas

Novos golpes em compras coletivasParece que essa história de tablet em compras coletivas não tem solução mesmo, ou será que é a impunidade? Depois do mega #FAIL do Clickon e Compre direto da China, agora foi a vez do GroupOn e Fluent Celular criarem uma promoção e não honrarem o compromisso. A história é simples, e infelizmente já está se tornando uma rotina. O GroupOn fez uma oferta de um tablet que seria entregue pela empresa Fluent Celular e os prazos de entrega vem sendo alterados sistematicamente. Resultado? Ninguém viu a cor do tablet até agora. O GroupOn, não dá a mínima satisfação sobre o caso dizendo que não tem nada a ver com isso e que o problema da Fluent Celular. Isso na verdade não é o caso, visto que do ponto de vista do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor, o GroupOn É SIMresponsável pelo fiel cumprimento da oferta, no que diz respeito a tudo que estiver relacionado a ela.

Já a empresa Fluente Celular, vem sistematicamente arranjando desculpas para justificar a demora na entrega do tablet. Uma hora é problema na importação, outra hora é a greve dos Correios, outra hora é o sistema que está com problema, em suma, conversa para “boi dormir”. A empresa pelo menos é criativa, se é que enganar o consumidor é ser criativo. Montaram um sistema pré-programado em seu perfil no Twitter – @FluentCelular, para parecer que estão dando alguma satisfação ao cliente. O resultado é um timeline kilométrico somente comparável ao encontrado na página da empresa no Facebook bem cedo, porque durante o dia eles apagam todos os comentários contendo reclamações. Muita conversa, desculpa, mas solução que é bom, nada. A coisa ganhou uma dimensão tal que até mesmo um grupo no Facebook foi criado só para reunir as pessoas lesadas.

O golpe da Alavancagem

Como já tínhamos antecipado aqui no Blog, algumas empresas estão usando os sites de compras coletivas para levantar capital, alavancando assim seus negócios com o dinheiro que recebem antecipadamente dos sites de compras coletivas. A coisa é simples, a empresa cria uma oferta atrativa, geralmente envolvendo um tablet ou televisor de LCD, que gera milhares de pedidos. O site de compra coletiva adianta o dinheiro e só então é que a empresa começa a providenciar a compra efetiva dos produtos. Obviamente, se tudo der certo, vai haver um problema qualquer e os prazos não vão ser cumpridos. Isso, na melhor da hipóteses. O problema está ganhando uma proporção tão grande que o próprio Ministério Público já vem tomando providências.

Uma outra “surpresinha” nesse tipo de oferta é que os compradores não lêem  os termos e ao receberem a mercadoria, recebem também a cobrança do imposto de importação. Isso mesmo! Na oferta, eles colocam em uma área bem escondidinha, que a responsabilidade pelo pagamento do importo é do comprador. Com isso, a linda televisão que parecia tão baratinha por R$ 800 acaba custando no final o mesmo preço de uma televisão que você pode comprar em uma loja física e com entrega imediata.

Matando a galinha dos Ovos de Ouro

É por práticas como essas do GroupOn e Fluente Celular que estamos alertando a tempos que essa turma está matando a galinha dos ovos de ouro. O estoque de incautos na Internet brasileira está diminuindo, e daqui a pouco, não vão encontrar tantos trouxas disponíveis. Com isso, o modelo de compras coletivas vem caindo no descrédito popular e até mesmo os anunciantes começam a fugir desse tipo de promoção. Um modelo de negócio que poderia ser um sucesso, está sendo jogado no esgoto.

Para quem caiu em mais este golpe em compras coletivas, algumas sugestões:

  • Denuncie tanto o GroupOn quanto a Fluente Celular no Reclame Aqui
  • Relate o fato ao e-Bit, uma vez que a Fluent Celular tem o selo e-Bit em sua loja
  • Faça uma reclamação no Procon
  • Divulgue pelas sua redes sociais para previnir seus amigos
  • Pense seriamente em entrar com uma ação na justiça
  • Tome mais cuidado na próxima promoção “Irresistível” que encontrar no GroupOn

E você? Já foi vítima de um golpe desses em sites de compras coletivas? Deixe seu comentário.

Fonte: Blog do E-Commerce

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Related posts:

3 Comments

  • A compra coletiva em si, pode ser um tiro no pé.
    Pois a sua principal idéia é beneficiar o proprietário do local divulgando seu estabelecimento e assim seu futuro cliente (ou não) em pagar menos e conhecer seu serviço.
    Mas muitos, infelizmente acabam não prestando o habitual tratamento, e assim perdem o cliente e o valor que abriram mão da promoção.
    Se liguem , não atirem no pé!

  • Fiz a compra do Tablet no ClickOn em parceria com Compre Direto da China em Maio e até agora nada. Nem reclamações no Reclame aqui são respondidas mais… Alguma sugestão?

  • O pior é a descriminação que esta acontecendo nas compras coletivas em clinicas e restaurantes de campinas.Temos q esperar mais do q o conveniente pq serão atendidos preferencialmente, logico quem pagou mais pelo serviço.tive o desprazr de ouvir de uma profissional da beleza que tinhamos comprado do “grupoom” e era assim mesmo. Respeito, Respeito, kd????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>