Franquias

fevereiro 12, 2012 publicado por Empreendedor Online

O que é taxa de franquia?

O que é taxa de franquia?

Saiba o que é taxa de franquiaA taxa de franquia é o valor cobrado pela franqueadora que corresponde à concessão do uso da marca pelo franqueado. Ela é paga pelo franqueado no momento da assinatura do contrato e é um valor fixo e único cobrado neste momento. A relação entre franqueador e franqueado é pautada por diversas taxas, que são cobradas ao longo do desenvolvimento do negócio.

É essa taxa que remunera a franqueadora em licença de direito de uso da marca, capacitação inicial do franqueado e de sua equipe antes da inauguração e transferência de know-how. A taxa de franquia é portanto o preço estabelecido para o ingresso do franqueado em um sistema de franquia. A taxa de franquia, também chamada taxa de licença, taxa inicial ou franchise fee, consiste num valor único inicial.

Antes da abertura, o franqueado deve receber orientação quanto ao sistema de gestão, os fornecedores da rede, a reforma e as instalações da unidade, identidade visual e todos os outros aspectos e informações que o franqueado precisa saber para colocar o negócio em funcionamento.

A taxa de franquia faz parte do investimento do franqueado

Os franqueadores no momento da assinatura do contrato de franquia ou durante o programa de capacitação inicial entregam os manuais de operação da unidade, o que também faz parte do material de apoio e transferência de know how. A taxa de franquia faz parte do investimento inicial que o franqueado deve realizar e deve vir explícita na planilha de investimento divulgada pela franqueadora.

A rede pode optar por não cobrar o valor da taxa de franquia, mas isso não significa que ela está livre de fornecer o que foi citado. Esta decisão pode fazer parte de um plano estratégico para o início da expansão como forma de atrair mais candidatos em um menor espaço de tempo ou porque já está embutida no estoque inicial ou outro item da franquia. No caso de franquias baratas esta é uma estratégia muito usada como forma de atrair novos franqueados.

O importante é a responsabilidade dela com o franqueado por se tratar de um sistema de franquia, que sem a transferência de um modelo já consolidado não funciona. Na hora de contratar uma franquia é importante analisar corretamente o valor da taxa de franquia por esta representar em muitos casos, um valor bastante relevante no total do investimento.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>