Questionamentos para o futuro empreendedor

Artigos
outubro 8, 2011 publicado por Empreendedor Online

Conheça o Guia de E-commerce

Questionamentos para o futuro empreendedor

A difícil decisão de se tornar um empreendedorTornar-se dono do próprio negócio é o sonho de muita gente. Muitos planejam atingir esse objetivo ao longo de anos de carreira corporativa, loucos para se livrar das amarras do escritório, da imposição de chefes, das intermináveis reuniões que muitas vezes não levam a lugar algum.

Porém – e sempre existirá um porém,  ser empreendedor não é necessariamente um passeio pelo bosque encantado. Trata-se, antes de tudo, de uma atividade que envolve risco, perseverança, demandando coragem, disciplina e, sobretudo, uma atitude de vida profissional absolutamente distinta daquela exigida para um emprego comum.

Cientes disso, elaboramos dez autoquestionamentos para que o futuro empresário possa confrontar seus sonhos com a concreta realidade.

Vamos lá:

1º Questionamento - Estou preparado para assumir integralmente a responsabilidade pela minha geração de renda e sustento, como resultante daquilo que é gerado pelo meu próprio negócio?

2º Questionamento - Estarei satisfeito e realizado ao abdicar do status que a minha posição corporativa garantia?

3º Questionamento - Estou preparado para viver rigorosamente dentro da minha realidade econômica, construindo um colchão de segurança financeira a partir da contenção das despesas pessoais e da redução do consumo habitual?

4º Questionamento - Tenho paciência para enfrentar uma jornada de médio a longo prazo de trabalho duro e convivência com riscos, antes de atingir solidez econômica e satisfação financeira?

5º Questionamento - Conseguirei conviver com serenidade longe do “glamour”  corporativo e dos jogos de poder travados nos corredores e salas de reunião?

6º Questionamento - Estou preparado para enfrentar uma jornada diária de trabalho sem horários definidos para seu início ou término?

7º Questionamento - Estou emocionalmente maduro para pensar e decidir por conta própria, sem o apoio de chefes, colegas e consultores motivacionais?

8º Questionamento - Pretendo me tornar empreendedor pelo desejo de tornar-me rico ou pelo anseio de realizar e assumir o controle do meu próprio destino?

9º Questionamento - Serei feliz na solidão que envolve controlar o próprio destino e ser o centro das decisões vitais da minha vida empresarial?

10º Questionamento - Estou preparado para trabalhar com a mínima estrutura de suporte, assumindo com tranquilidade as tarefas que antes eram delegadas para secretárias, assistentes ou estagiários?

E você? Já se questionou sobre a desisão de se tornar um empreendedor? Deixe seu comentário.

Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil

GD Star Rating
loading...

Confira também estes artigos relacionados

3 Comments

  • 8º Questionamento – Pretendo me tornar empreendedor pelo desejo de tornar-me rico ou pelo anseio de realizar e assumir o controle do meu próprio destino?

    - O que está me movimentando para esse ramo, apesar de eu gostar , e mesmo sabendo que tenho muito a aprender, talvez mais do que imagino, passar por diversas adversidades, e tudo o que vier… O que me motiva a pensar nisso , é assumir controle da minha vida profissional, econômica e financeira, e realizar atividades ou serviços que sempre sonhei em fazer, não estou satisfeito em seguir a visão de outrem, quero seguir a minha, eu tenho que ser o visionário, não gosto da sensação de estar deixando de lado minha visão por causa de outros, sou um cara que aprecio lealdade e fidelidade, mas já estou começando e fazendo o apanhado de tudo que preciso, pra seguir minha visão, e sair da onde e com quem estou.

  • Noelia, o que nos move é a felicidade de fazermos o que gostamos, associado a isto vem a possibilidade de entrada lucros, por isto quando se decide por abrir um pequeno negócio, a primeira coisa que devemos levar em conta é se estamos investindo em um negócio que nos da prazer de trabalhar.

  • 8º Questionamento – Pretendo me tornar empreendedor pelo desejo de tornar-me rico ou pelo anseio de realizar e assumir o controle do meu próprio destino?

    Não entendi essa pergunta, se pretendo ficar rico, não é uma motivação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>