Setor de marketing eleitoral está aquecido

Eleições municipais aquecem o setor de marketing eleitoral

Segmento do marketing eleitoral deve trazer bons resultados em 2012As eleições municipais acontecem em outubro e já movimentam o mercado de marketing político eleitoral. “A atuação de um consultor político vai além da época das eleições”, afirma Carlos Manhanelli, consultor e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop).

Manhanelli explica que um profissional com experiência em marketing político eleitoral pode trabalhar com políticos que já tenham mandatos e também como consultor institucional, fortalecendo as siglas de partidos políticos.

Por isso, para fazer carreira nessa área é preciso ter uma formação multidisciplinar. “Para pensar em uma campanha eleitoral, por exemplo, é preciso entender de tudo que diz respeito a uma campanha: marketing, televisão, gráfica a ciência política e estatísticas”, diz.

A profissão exige conhecimento de outras áreas, como legislação eleitoral, necessário para orientar melhor advogados que trabalham durante a campanha.

O recomendável é que o profissional tenha uma formação superior em comunicação (propaganda e marketing ou jornalismo) e se especialize. No Brasil, há cursos de pós-graduação em marketing político na USP e na Mackenzie. No exterior, a Universidade de Salamanca, na Espanha, é uma das que oferecem programas nesta área.

Com a chegada das eleições à Internet, é possível também encontrar cursos específicos para a área do marketing político digital como o oferecido pela equipe do Curso de E-commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital que oferece o Curso de Marketing Político Digital nas versões presencial e também online.

Manhanelli afirma que a proatividade é essencial para quem quer seguir carreira na área. “Um bom consultor é aquele que você liga e tem a solução que você precisa”, explica.

O site Eleitor Digital, especializado em marketing político digital, vem registrando um crescimento crescente em números de acessos o que confirma o aquecimento do setor, pois através das pesquisas feitas em ferramentas de busca é possível medir a temperatura do mercado.

A remuneração durante as eleições pode equivaler aos ganhos de um ano inteiro, mas o salário de um consultor de marketing político depende de sua experiência e do quanto é especialista.

Em ano de eleições, o segmento de marketing político promete bons ganhos, seja na venda de serviços de consultoria ou suprimentos para campanhas.

Fonte: Portal Exame

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Empreendedorismo

Desbloqueando seu potencial empreendedor Você sabia que desbloqueando seu potencial empreendedor você estará dando um dos principais passos em direção a um negócio de sucesso? Isso...

Mais Lidos em Empreendedorismo

Últimas Publicações

Buscar no Site