Cinco lições de sucesso para franquias e varejistas
Ouça os parceiros
Na rede americana Auntie Anne’s, que vende pretzels em unidades de shoppings, aeroportos e universidades, os franqueados podem participar de um conselho. Esse grupo trabalha em espírito colaborativo com os administradores da rede para desenvolver iniciativas de divulgação da marca e alterações no cardápio. A Auntie Anne’s foi fundada em 1988 e tem atualmente mais de 1.300 lojas em 27 países.
Estruture sua operação internacional com parceiros locais
A Cartridge World, rede de franquias de recarga de cartuchos de impressora, nasceu na Austrália há duas décadas e está hoje em 57 países. A rede organiza a operação de suas mais de 1.600 unidades por meio de máster franqueados. Esses parceiros ajudam a determinar as melhores fontes de faturamento, seja recarga de cartuchos para pessoas físicas, serviços para pessoas jurídicas, venda de material de escritório ou e-commerce. Hábitos da população e infraestrutura do país são levados em consideração.
Proteja a sua marca
As lojas da marca Swarovski não são franqueadas, e sim licenciadas pela empresa austríaca. São 1.900 butiques em todo o mundo. A família dona do negócio faz questão de controlar de perto as operações. Quando abre uma loja, o licenciado recebe a mobília e a decoração da Swarovski, que faz 13 mudanças visuais por ano nas lojas. Para verificar se a loja atende aos padrões, a matriz envia clientes ocultos às unidades uma vez por mês.
Estimule a produção local
Na rede de supermercados Whole Foods, os produtores locais têm prioridade no fornecimento. São 500 lojas que valorizam orgânicos produzidos no mesmo estado em que a unidade opera. Os fornecedores precisam ser certificados – aqueles que não o são passam por um processo de adequação que pode durar de 7 a 13 semanas. Não é necessário que esses produtores entreguem uma quantidade mínima de produtos. Alguns começam fornecendo para uma única loja e, quando se estruturam, passam a vender para mais unidades.
Crie uma identidade
O shopping Crystals, de Las Vegas, tem somente lojas de alto luxo. Louis Vuitton, Prada, Dolce & Gabbana e Fendi são algumas das marcas do espaço. O shopping estimula as lojas a criar um layout completamente novo para o local. Das 44 marcas de moda que operam no Crystals, 24 estão presentes somente lá – e em mais nenhum lugar da cidade. A Dolce & Gabbana, por exemplo, fechou outras duas lojas de Vegas quando abriu sua unidade no shopping. O local conta com um perfume exclusivo, que pode ser sentido nos corredores e comprado pelos clientes, e uma trilha sonora cuidadosamente escolhida.