Complexo de inferioridade das pequenas empresas no marketing digital
Não há mais o que discutir sobre a necessidade das pequenas empresas promoverem ações de marketing digital. Esse é um mercado tão grande que já ameaça até mesmo a toda e poderosa televisão em termos de verba publicitária alocada. Por isso para o pequeno e médio empresário, é simplesmente um suicídio não estar presente na Internet.
E porque a maioria das pequenas empresas ainda não anuncia na Internet?
Desconhecimento afasta pequenas empresas do marketing digital
No início do nosso curso de marketing digital é impressionante o número de participantes que chega ainda meio desconfiando que o marketing online “não é para eles”. Essa é uma impressão que vai se dissipando durante o curso à medida que os participantes vão tomando consciência das inúmeras ferramentas disponíveis para marketing digital de pequenas empresas e seus custos.
Outro tabu é o de que as pequenas empresas não podem concorrer em pé de igualdade com os grandes players do mercado. Esse é um outro grande engano. Por vezes fico impressionado com o primarismo de algumas campanhas de marketing digital de grandes empresas que acompanho ou estudo. Questões básicas de SEO, Links Patrocinados, E-mail Marketing e Redes Sociais parecem ser absolutamente ignoradas nessas campanhas e o resultado, obviamente é abaixo de pífio. Por que? Falta de capacitação dos profissionais envolvidos e desconhecimento dos recursos por parte dos empresários.
Conhecer as ferramentas de marketing digital é essencial
Para o pequeno empresário que deseja ingressar no marketing online, é essencial conhecer as diversas ferramentas disponíveis hoje em dia para saber o que pode ou não ser feito em termos de marketing pela Internet. Outra razão, e talvez essa a maior, é que para poder supervisionar a execução de um serviço, é necessário conhecer minimamente o processo, caso contrário, nunca vai saber se o que foi contratado foi realmente entregue.
Em nosso curso de introdução ao marketing digital, muitos empresários se admiram ao conhecer as ferramentas e possibilidades disponíveis no mercado da publicidade na Internet. Mais ainda, quando verificam os custos desse tipo de propaganda podem ter seus resultados medidos a cada centavo investido. A possibilidade de mensuração exata do retorno do investimento é um dos principais diferenciais do marketing digital, do marketing convencional.
Não há motivo para sua empresa ficar de fora desse mercado. As pesquisas comprovam qua atualmente a grande maioria dos consumidores decide suas compras a partir de informações que consegue na Internet. Se a sua empresa não está lá, sua empresa está excluída do mercado que mais cresce no Brasil e no mundo. O complexo de inferioridade das pequenas empresas em relação ao marketing digital, definitivamente, não tem fundamento.
Fonte: Blog do E-commerce