Cuidado com o Sobrinho Marketing

Sua empresa pratica Sobrinho Marketing?

Volta e meia em nossos cursos comentamos sobre o Sobrinho, uma entidade nefasta que assombra o mundo da TI e agora também do marketing. Por isso, não resisti ao ler esse artigo publicado pela super competente galera do Ponto Marketing e fiz questão de compartilhar aqui no Blog.

Todo empreendedor de pequena empresa que se preze tem “um sobrinho que faz sites” ou “um sobrinho que cuida do meu marketing“.

Sobrinho Marketing é a arte de se iludir delegando a pessoas leigas ou pouco experientes tarefas estratégicas e muito importantes para a micro e pequena empresa achando que o corte de custos ao deixar de contratar um profissional habilitado vai compensar a aplicação de estratégias mal feitas e trabalhos de baixa qualidade.

Ao pensar exclusivamente nos custos da contratação, por exemplo, dos serviços de uma consultoria, o gestor não leva em conta que pode estar comprando gato por lebre e, mesmo com investimentos menores, estar metendo os pés pelas mãos. Uma ação de marketing nas mídias sociais mal planejada e executada pode trazer danos à imagem da pequena empresa de forma tal que seriam fatais. Um site de e-commerce feito com instrumentos pouco confiáveis pelo sobrinho do dono pode até trazer danos judiciais por causa de compras não entregues ou enviadas com erro. Isso só para citar os casos mais típicos de estratégias de Sobrinho Marketing.

Como evitar o Sobrinho Marketing

Muito embora o Nefasto esteja solta pelo mercado, existem sim algumas formas bem eficientes de capacitação na área do marketing

Evite o Sobrinho Marketing:

Não jogue os investimentos da sua empresa no fundo do poço na falsa impressão de que está economizando. Pouco dinheiro investido de forma errada é grande prejuízo. Um bom valor investido da maneira certa compensa muito.

Por Gabriel Galvão no Ponto Marketing

Sair da versão mobile