Dicas de marketing para franqueados
Nosso artigo de hoje traz algumas dicas de marketing para franqueados, um ponto fundamental para o sucesso de qualquer franquia.
Adquirir uma franquia é um investimento interessante para muitos empreendedores porque, de maneira geral, os franqueadores estão interessados no reconhecimento que a marca tem.
Antes de comprar essa franquia, é muito importante que o franqueado conheça o plano de marketing da empresa e, literalmente, veja se “tem futuro”. Afinal de contas, o valor a ser investido nem sempre é dos mais baixos, além do tempo e esforços envolvidos no processo.
Outro ponto que o futuro franqueado deve observar é a peculiaridade regional da cidade, estado ou munícipio onde será instalada a franquia.
Por quê? Porque muitas vezes o plano de marketing é genérico e não contempla as especificidades locais.
É um grande erro acreditar que as estratégias de marketing e publicidade que funcionam em uma região, funcionarão em outra.
Afinal, estamos falando do Brasil, um país cuja multiculturalidade é evidente. E não apenas a questão cultural influencia, mas até questões climáticas podem ser determinantes.
A partir daí, provavelmente, algumas alterações contratuais entre franqueador e franqueado terão que ser feitas em cada caso, para cada região, e é nesse momento que o franqueado precisa adotar ações específicas.
É evidente que toda alteração que for feita, em nível de marketing e publicidade, para o franqueado local, deverá ser expressamente autorizada pelo franqueador.
O franqueador deverá ser flexível o suficiente para que sua marca seja aceita na cidade, afinal não é de seu interesse ter o nome de sua empresa “queimado” em algum ponto do país.
Por isso, vamos apresentar algumas dicas de marketing para franqueados, dicas que devem ser seguidas levando em conta que cada cidade, estado e país têm suas diferenças. A primeira dica é óbvia, mas nem sempre seguida.
1 – Siga as instruções do franqueador
A primeira das dicas de marketing para franqueados é estar atento e seguir o que está escrito no material de publicidade, marketing e treinamento fornecido pelo franqueador.
Além de serem, na maioria das vezes um compromisso assumido no Contrato de Franquia, estas instruções fazem parte do know how que você recebe ao comprar uma franquia.
2 – Busque cases de sucesso
Analise os casos de sucesso entre as franquias da sua região e também de outras, para servirem como uma referência para a sua estratégia de divulgação.
Além disso, faça uma sondagem entre os concorrentes da sua cidade, inclusive franqueados que adquiriram a mesma franquia que você, para saber como eles comercializam, por exemplo. Esse benchmarking te ajudará bastante.
3 – Participe das feiras de franquias
Geralmente em junho de cada ano, acontece a ABF Franchising Expo, uma boa oportunidade de adquirir conhecimento, buscar referências e fazer networking, inclusive com um ou dois concorrentes.
4 – Invista em bons profissionais
Embora muitos ainda achem que recursos humanos não têm muito a ver com marketing, saiba que ter uma gerência eficiente capaz de conduzir o trabalho em equipe será crucial para manutenção do seu negócio. Afinal, estamos falando em atender bem um cliente.
5 – Tenha uma presença forte nas redes sociais
As vantagens das franquias que investem nas redes sociais de forma responsável e profissional são muitas porque sua companhia conseguirá atrair potenciais clientes e se comunicar de uma forma diferenciada com os seus atuais clientes como outras mídias do mundo offline não permitem.
Fazer a divulgação de uma franquia na Internet é uma estratégia cada vez mais eficiente de divulgar uma marca e a divulgação de uma franquia nas redes sociais é uma das alternativas mais interessantes.
Por isso, entre as nossas dicas de marketing para franqueados, esta é uma das mais importantes atualmente.
6 – Monitores a imagem da empresa
Outra das nossas dicas de marketing para franqueados é criar um sistema de monitoramento de imagem da marca e da unidade franqueada.
Sugerimos que tenha um meio de monitorar a presença de sua empresa na região de modo a saber os comentários que são feitos acerca dela.
7 – Responda dúvidas e reclamações
É importante que você esteja atento a dúvidas e reclamações dos seus clientes, pois além de mostrarem falhas na sua estrutura de comunicação, podem também estar revelando problemas na operação em si.
8 – Busque formadores de opinião
Usar os influencers da sua cidade é uma ótima forma de conseguir uma boa publicidade para o seu negócio. Agendar uma entrevista para eles é uma boa estratégia.
Agregado a isso, poderá buscar sites que comentam sobre serviços da cidade e que avaliam serviços locais em ordem de preferência do consumidor.
9 – Faça pesquisas de mercado
É importante que você como franqueado saiba quem é o seu potencial cliente no que se refere à idade, local onde mora, renda, nível de escolaridade, estado civil etc.
Esta é uma boa providência que pode ser sugerida ao franqueador, como uma forma de ter uma visão mais clara sobre o seu público-alvo.
10 – Mensure os resultados
Outra das nossas dicas de marketing para franqueados é se certificar de que todas as ações de marketing, sejam elas personalizadas para uma região ou globais, sejam feitas com consistência.
Além disso, como em toda ação de marketing, os resultados devem ser monitorados para que os resultados possam ser avaliados e seja possível fazer ajustes nas ações.
Fazer uma boa divulgação de franquias já exige, naturalmente, um intenso trabalho de segmentação.
Quando apresentamos essas dicas de marketing para franqueados, percebemos que a segmentação pode ser mais aprofundada ainda, o que é bom na medida que se aumenta a vantagem competitiva da franquia perante os seus concorrentes.
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Por Sérgio Tavares