5 fatos do Twitter que PMEs precisam saber
Assim, as recentes descobertas do Facebook, misturadas e combinadas, foram resumidas em cinco dicas principais para pequenas e médias empresas – PMEs. Nesse caso, a brevidade é uma virtude, certo? Então Mark Schmulen, gerente-geral de social mídia da Constant Contact, foi convidado para compartilhar seus pensamentos:
Seguidores da marca são seletivos e leais
Similar ao Facebook, a noção de que os seguidores são “baratos”, pode parecer mentira quando se trata da marca Twitter. Quase 80% dos usuários seguem menos de 10 marcas e tendem a ser fiéis a elas; três em cada quatro nunca deixaram de seguir uma determinada marca. “Pessoas não seguem certas marcas à toa”, acredita Schmulen. “E ao escolher são muito seletivos.”
Seguidores do Twitter são mais propensos a recomendar e comprar
Usuários do Twitter têm evitado clichês de tweets com vendas. No entanto, 60% dos usuários são mais propensos a recomendar as marcas que seguem, sendo que metade dos seguidores são mais propensos a comprar. Esses pontos, em particular, apontam para a força da marca Twitter como meio de conectar clientes atuais em vez de buscar novos. “Eu sou consumidor da companhia” foi a primeira razão que os usuários responderam para seguir uma empresa no Twitter (64%).
“É importante ter foco nos consumidores existentes em vez de se concentrar na aquisição de novos”, relatou Schmulen. “Os clientes existentes tendem a gastar mais, e o mais importante é que consumidores satisfeitos contam para os amigos.”
Seguidores querem saber
Usuários não querem promoções ou acordos com a marca que seguem. Eles querem informações. “O cliente quer ser o primeiro a saber as novidades da marca.” Esta foi a segunda maior razão para os consumidores seguirem uma marca (61%), depois de “eu sou cliente”, seguido de “para receber promoções e descontos” (48%).
“Muita gente acredita que as pessoas seguem uma marca no Twitter apenas para receber desconto”, disse Schmulen. “Essa é apenas uma das razões, não a principal razão.”
Seguidores estão mais propensos a ler – em vez de tweetar sobre as marcas
O fato de os seguidores da marca não postar tweets, não significa que são insignificantes: 84% dos seguidores leem tweets postados pela marca, e apenas 23% dos tweets são sobre a marca, ou seja: a difusão de conteúdo continua crítica. “Eles consomem a informação”, disse Schmulen.
Seguidores estão interagindo mais com as marcas
Embora a maioria dos usuários não interaja com as marcas no Twitter, essa interação parece estar aumentando. Atualmente um em cada três interage com as marcas que. Schuman atribui que o Twitter é relativamente novo e a plataforma é correspondente a inexperiência da sua base de usuários. Os dados da Chadwick Martin Bailey, por exemplo, revela que pouco menos da metade dos consumidores usa o Twitter por menos de um ano.
“Pessoas começam a superar a curva de aprendizagem do Twitter”, disse Schmulen. “É preciso um pouco de tempo para incorporar o Twitter a sua rotina”.
Em particular, ele disse que os usuários sentem-se mais confortáveis monitorando as ferramentas sociais, listas, e outros métodos que filtrem as informações para encontrar valor, assim, eles podem se tornar mais interativos com as marcas que optam seguir. “Twitter é simples e fácil de usar, mas até você descobrir como integrá-lo em sua vida, pode demorar muito”, ensinou Schmulen.
Fonte: Information Week