Livraria virtual especializada em livros religiosos
Modelo de negócio: Loja virtual
Categoria: Livraria virtual
Fonte de receita: Margem de lucro na comercialização dos produtos
Público alvo: Pessoas que professam as mais diversas religiões
Abrangência: Nacional e Internacional – países de língua portuguesa
Competitividade: Baixa e dispersa
Grau de complexidade tecnológica: Baixo
Investimento: Baixo
Análise setorial – Livraria Virtual Especializada em Livros Religiosos
A venda de livros religiosos pela Internet é uma ótima oportunidade para o empresário que deseja ingressar no comércio eletrônico. Em um país com uma forte formação religiosa como o Brasil, este mercado tem uma tendência de crescimento para os próximos anos. O que mais atrai neste tipo de negócio é o fato de se tratar de um nicho de mercado, o que já é meio caminho andado para o sucesso de uma loja virtual. O setor não está inexplorado, mas muitas melhorias podem ser feitas em relação as lojas virtuais que já estão na rede.
A grande vantagem deste nicho de mercado é que as grandes livrarias virtuais não tem muito interesse por este mercado o que já lhe dá uma boa vantagem. Os grandes players do mercado de livros no Brasil preferem livros com um espectro de consumo maior, o que deixa uma fatia considerável do mercado para o pequeno e médio empreendedor.
Principais livrarias virtuais especializadas em publicações religiosas
- Livraria Candeia – www.candeia.com
- Editora Concórdia – www.editoraconcordia.com.br
- Livraria Petrus – www.livrariapetrus.com.br
- Livraria Allan Kardec – www.livrariaallankardec.com.br
Conclusão sobre o empreendimento
Se você está pensando em montar uma livraria virtual especializada em livros religiosos acreditamos que as chances de sucesso são grandes, principalmente se você buscar uma plataforma de e-commerce que tenham uma apresentação destacada e que fuja do padrão “pesado” que observamos em alguns participantes atuais do mercado. O mercado é promissor, mas um erro seria o de tentar seguir o modelo já existente, que ao nosso ver está muito acomodado. Uma livraria especializada em livros religiosos deveria ser mais ativa em suas campanhas de marketing online, o que não vimos entre as atuais participantes do mercado. Não é porque o assunto é religião que uma livraria virtual deva se colocar em uma posição passiva.
Um dos grandes diferenciais pode ser a questão do frete. Tente estabelecer uma política mais agressiva em relação ao frete, com promoções com frete grátis e uma tarifa bem barata para suas entregas normais, o que pode ser conseguido através de uma boa parceria com os Correios ou um grande volume, que justifique a utilização de empresas de entrega.
E então? O que achou da idéia de criação de uma livraria virtual especializada em livros religiosos? Deixe seu comentário, experiência ou opinião.
Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-commerce