O que é preciso para montar uma loja virtual
Muitos empreendedores buscam saber o que é preciso para montar uma loja virtual e em suas pesquisas pela Internet nem sempre encontram uma resposta completa e pontual.
A nossa proposta neste artigo é definir um passo a passo para quem deseja montar uma loja virtual, sem rodeios e floreios em relação à realidade do mercado.
E-commerce é coisa séria, e não pode ser tratado como uma alternativa de investimento lúdica. O mercado brasileiro está bastante amadurecido, e as regras estão postas na mesa.
Por isso, não adianta tentar desenhar um quadro fantasioso de que é uma coisa fácil, sem riscos e que inevitavelmente o levará ao sucesso. As armadilhas existem sim e para evita-las é necessário pesquisar muito.
Vamos ver então o que é preciso para montar uma loja virtual de sucesso e quais são os melhores caminhos para isso.
O passo a passo para montar uma loja virtual
O comércio eletrônico, como qualquer outro setor de atividade, tem como raiz do sucesso o planejamento. Por isso mesmo, vamos começar por essa etapa.
Para montar uma loja virtual de sucesso, o primeiro passo é dedicar horas e horas ao planejamento. De nada adianta você contratar uma boa plataforma de e-commerce e correr para o teclado para começar a configurá-la.
O resultado será uma loja virtual desorganizada que não conseguirá extrair o máximo possível de seus recursos e potencial. Por isso, o primeiro passo é criar um projeto de e-commerce muito bem elaborado.
Pesquise muito, elabore um plano de negócios para o seu e-commerce e-commerce, determine recursos necessários e valores. Sem esse planejamento prévio, como diz a música, não dá pra ser feliz.
[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Plano de Negócios Para E-commerce
Determinação do público-alvo
Outro ponto chave para criação de um e-commerce de sucesso está na correta determinação do público-alvo que você deseja atingir. O que é preciso para montar uma loja virtual? Em primeiro lugar, saber para quem você irá vender!
Qual o perfil do público-alvo que você pretende atingir? Quais são seus interesses? Qual é a sua faixa etária? Onde esse público está localizado? Qual sua faixa de renda? Quais são seus hábitos na Internet?
Essas podem parecer perguntas difíceis de serem respondidas, mas com as ferramentas adequadas, como o Google Trends, ou o Google Display Planner, podemos traçar o perfil exato do público que pretendemos impactar com nossas campanhas de marketing.
Em nosso curso de marketing digital para e-commerce, dedicamos um módulo especial a esta fase do planejamento e disponibilizamos um roteiro para download, para que os participantes façam esta análise com método.
Desenho do mix de produtos
Definido o público-alvo e suas características, é hora de definir o seu mix de produtos. O e-commerce é tremendamente competitivo, e por isso você deve, sempre que possível, evitar a briga com os grandes players.
A melhor opção é trabalhar com nichos de mercado, ou seja, produtos que possuem um boa procura, mas que não estão na alça de mira das lojas virtuais mais poderosas do mercado.
Você quer abrir uma livraria virtual para vender Cinquenta Tons de Cinza? Está louco! Se o seu objetivo for abrir uma livraria online para vender livros especializados em petróleo e gás, eu certamente daria a maior força, pois a Siciliano e Saraiva não tem o menor interesse neste nicho.
A escolha da plataforma
Essa é a questão mais comum entre os empreendedores que desejam saber o que é preciso para montar uma loja virtual. A questão do sistema de e-commerce a ser adotado, quase sempre paira como um grande fantasma, em função da tecnologia envolvida.
O que recomendo em nosso curso sobre criação de lojas virtuais é justamente adequar a plataforma de e-commerce ao tamanho do seu negócio, não só no momento inicial, como também a médio prazo.
Não faz o menor sentido você usar uma plataforma Magento, uma das mais poderosas do mercado, e também ais cara, para uma loja que irá vender cinquenta produtos. Existem opções alternativas. Seria como usar um canhão para matar um passarinho.
É claro que o sistema de e-commerce que você irá adotar é importante para o desempenho do negócio, mas lembre-se que você deverá reservar aproximadamente 70% do seu orçamento total para a divulgação da loja.
O que é preciso para montar uma loja virtual? Entre outras coisas uma boa dose de balanceamento na distribuição dos recursos disponíveis, entre as diversas demandas do projeto.
A estratégia de marketing digital para e-commerce
Essa pode ser considerada atualmente como uma das questões fundamentais para o sucesso de um e-commerce. Como vimos anteriormente, a questão da plataforma não é de maneira alguma um obstáculo intransponível.
O problema fica então na questão da divulgação da loja. Eu sempre cito em nossos treinamentos uma frase de Jerry Yang, uma referência em termos de empreendedorismo online e fundador do Yahoo. Um site sem divulgação é como um outdoor no porão.
É preciso que você crie uma estratégia de marketing digital para sua loja virtual e comece a trabalhar nela desde o início, pois existem algumas questões, como por exemplo, o SEO, que não podem ser deixadas para depois, sob o risco de termos um gasto muito maior, refazendo partes do projeto ou até mesmo refazendo toda a loja.
Canais de divulgação, como o marketing de busca, tanto orgânica quanto através de links patrocinados, mídias sociais e e-mail marketing, precisam ter estratégias bem claras, até mesmo para que possamos definir quais os recursos que devemos exigir da plataforma de e-commerce.
Logística da loja virtual
Outro ponto importante para quem está querendo saber o que é preciso para montar uma loja virtual é a questão da logística no e-commerce, um dos calcanhares de Aquiles de qualquer loja virtual.
É claro que você sempre pode optar pelos Correios, que tem uma capilaridade muito grande no Brasil, mas o problema está na qualidade do serviço, que como sabemos, não tem muito comprometimento com datas de entrega e integridade dos produtos entregues.
O ideal é contratar um fornecedor de serviços logísticos para e-commerce, uma empresa especializada que possa se encarregar da questão de entregas e até mesmo da logística reversas, fundamental em alguns setores, como o de moda, por exemplo.
Conclusão
Se a sua dúvida era o que é preciso para montar uma loja virtual, acreditamos ter orientado em relação aos principais itens a serem abordados. É claro, e seria muita pretensão nossa, que o assunto não se encerra por aqui.
No Guia de E-commerce, principalmente na seção E-commerce Para Iniciantes, temos diversos outros artigos que lhe darão mais embasamento em relação ao processo. Achamos que o importante é ter essas diretrizes iniciais.
Mantenha-se informado a respeito de questões como o que é preciso para montar uma loja virtual e várias outras relativas ao comércio eletrônico, assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no Guia de E-commerce