Por onde começar o seu comércio eletrônico
A primeira coisa que todo mundo pensa quando se fala em e-commerce é: posso ter um loja na internet e não gastar quase nada e ganhar muito dinheiro.
Toda empresa física quer entrar na internet e ganhar dinheiro, só que pensar que não dá trabalho ou que pode ser feito só em horas vagas é o primeiro pecado no mundo digital.
A cerca de 1 ano quando conheci o Magento, que recentemente foi comprada pelo eBay, e fiquei encantado por ser uma plataforma de e-commerce Open Source e vi a possibilidade da minha loja física vender no mundo virtual.
Paguei por um domínio e por já ter certo conhecimento na área, dei início ao desenvolvimento da minha própria loja virtual.
Cerca de 3 meses depois do início e de ter investido muito tempo e dinheiro em cursos e livros, meu e-commerce tinha saído do papel. Comecei a divulgar para conhecidos e sempre que eu mostrava o site para alguém a primeira coisa que me diziam era “ficou ótimo, super profissional!”, mas não sabiam que ele não vendia nada.
Depois de um mês com minha loja virtual em funcionamento e dormindo cerca de 4 horas por dia, porque tinha que me dividir entre a loja física e a otimização do e-commerce, decidi investir no Google Adwords. Estudei um pouco a respeito e investi 120 reais que viraram 200 devido ao bônus que ganhei.
Fiquei muito satisfeito com o resultado, estava tendo muitas visitas e dentro de dois dias já tinha feito minha primeira venda até que 5 dias depois, o crédito, para minha surpresa, acabou. Descobri da pior maneira o que realmente significava um e-commerce e quanto custava caro à falta de planejamento e vou passar aqui para você.
A ilusão da loja virtual grátis
Antes de começar sua loja virtual, tire da cabeça coisas do tipo: é grátis, vai funcionar toda eletronicamente, posso conseguir a fotos e descrições na internet, não vou pagar tributos, etc. Ter uma loja virtual sem gastar nada é pura ilusão. São estes mitos que vão atrapalhar você e até levar sua loja ao fracasso.
Sua loja online, assim como uma loja comum, é uma empresa e precisa ser registrada, ter nota fiscal, contador e outras obrigações que qualquer loja tem, este primeiro passo é que lá na frente vai gerar confiança diante do cliente e ser um dos pilares para o sucesso: a transparência.
O cliente tem que se sentir a vontade em sua loja e para que isso aconteça, ela tem que ser sozinha uma boa vitrine e um excelente vendedor, tem que despertar o desejo no cliente e suprir a falta que ele vai ter por não poder tocar o produto, e para que tudo isso dê certo, sua loja precisa ter um ótimo auto atendimento, que se dará com humanos administrando qualidade das fotos, cadastro de produtos, descrições, atendimento via chat, dentre outros. Seu e-commerce terá sim funcionários e muito trabalho, logicamente o serviço deles será diferente de uma loja física, mas não menos trabalhoso. Foi exatamente nesse ponto em que eu errei, achando que poderia me virar sozinho.
Para fazer tudo o que meu e-commerce exige de mim, eu teria que trabalhar só pra ele e umas 30 horas por dia, o que seria impossível. Providenciei um escritório e pretendo inaugurá-lo dentro de 40 dias com 3 funcionários, o que desvenda o mito de que uma loja virtual de sucesso não tem custos. Realmente o investimento é menor, mas ele existe e tem que ser pensado e colocado na ponta do lápis (ou na ponta do mouse).
Além da clareza com seu cliente, os outros dois pilares para o sucesso da sua e-loja são os produtos de qualidade e o cumprimento de prazos, sendo este último um dos mais importantes. Não é porque o cliente está comprando pela internet que ele quer esperar uma eternidade para receber a mercadoria e de preferência, ele não quer pagar por essa entrega, para isso temos cada dia temos mais soluções de logística, cabe a nós negociar e tentar se diferenciar da concorrência na entrega e no preço do frete.
Eu comecei minha loja virtual e fui buscar conhecimento com ela já em andamento. Não faça isso, assim você certamente vai minimizar as chances de insucesso e evitar despesas desnecessárias ou em momentos errados.
No seu web site crie páginas com as políticas de troca, informações sobre a empresa, informações sobre entrega, formas de pagamento e outras que possam ser necessárias para sua empresa e para seu cliente, e invista em certificados para que ele se sinta seguro em fazer negócio com você. Bons negócios!