Qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio?
Escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar uma loja virtual é um dos maiores desafios para quem está desenvolvendo um projeto de e-commerce.
Embora a pergunta seja bem simples, não existe resposta fácil e muito menos padrão. Pior ainda, a resposta mais acertada e tecnicamente correta é o famoso: Depende.
Descobrir entre dezenas de fornecedores de plataformas de e-commerce qual delas se adequa ao seu negócio é um desafio, mas na verdade, a resposta para a pergunta sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja virtual está no seu documento de planejamento do projeto.
A plataforma de e-commerce ideal é aquela que supre suas necessidades e não estoura o seu orçamento. É claro que existem as questões técnicas envolvidas, como abordamos em um artigo anterior, sobre como escolher uma plataforma de e-commerce, mas a questão fundamental é coordenas as questões técnicas com o seu momento de negócio.
A melhor plataforma de e-commerce é a que vira parceira
Em primeiro lugar você deve se conscientizar que a escolha da plataforma de e-commerce é uma das etapas mais críticas de todo o processo de criação de uma loja virtual e por isso mesmo merece todo o tempo, análise e pesquisa que você puder dedicar. Em nosso curso de e-commerce desenvolvemos uma planilha para ajudar os participantes nessa tarefa, já que existem literalmente dezenas de aspectos a serem considerados nessa análise, e a única maneira de não se perder nesse processo é sistematizando-o através de um check list.
A melhor plataforma de e-commerce que você vai encontrar é aquela que se transforma em uma verdadeira parceira do seu projeto de e-commerce, ou seja, uma plataforma que ofereça todos os recursos necessários para o seu negócio e também possa lhe acompanhar durante o processo de evolução da sua loja virtual. Portanto, o primeiro passo é verificar se a plataforma de e-commerce que você está analisando possui todos os recursos que você irá precisar, não só na parte comercial do negócio como também no que diz respeito aos recursos de marketing digital.
É comum as pessoas imaginarem podem começar sua loja virtual com qualquer plataforma e no futuro, quando a evolução natural do negócio requisitar mais recursos basta apenas trocar a plataforma e pronto, tudo resolvido. Na verdade a coisa não funciona assim, pois a troca de plataforma de e-commerce carreta uma série de transtornos que vão desde a quebra da rotina de trabalho chegando até mesmo à perda de valiosas posições no Google.
Critérios para a escolha de uma plataforma de e-commerce
A escolha da plataforma de comércio eletrônico é sem dúvida alguma uma das etapas mais críticas para quem deseja abrir uma loja virtual de sucesso. Para ajudar a você nessa escolha, podemos enumerar alguns critérios a serem levados em consideração:
- A plataforma é escalável? Ela irá acompanhar o desenvolvimento do seu negócio?
- A plataforma possui todos os recursos de gerenciamento e marketing digital?
- O investimento na plataforma é proporcional ao orçamento total do projeto?
Essa última pergunta foge da área técnica, mas é de igual importância na hora da escolha da plataforma. Um dos grandes diferenciais no e-commerce atual está na etapa de divulgação da loja virtual. Por isso, é aconselhável que em um projeto de e-commerce, os recursos disponíveis para o investimento sejam alocados na proporção de 30% destinados para a aquisição e configuração do sistema de e-commerce e sistemas acessórios e 70% para o marketing digital.
A resposta mais acertada para a pergunta qual a melhor plataforma de e-commerce é: A que melhor se adapta às suas necessidades imediatas e de médio prazo e que não estoura ou desequilibra o seu orçamento para o projeto.
Fonte: Blog do Curso de E-commerce