Sites de assinaturas online são a nova tendência no e-commerce

Sites de assinaturas online surgem como nova tendência no e-commerce

Sites de assinaturas online surgem como nova tendência no e-commerceNos últimos meses, os sites de assinaturas vêm se firmando como uma tendência no comércio eletrônico brasileiro. Ao contrário do que possa parecer, não estamos falando de assinaturas de revistas ou qualquer tipo de publicação, mas sim de assinaturas online de produtos, um modelo de negócio que já faz sucesso lá fora e que agora parece ter encontrado um terreno fértil no Brasil.

Os sites de assinaturas, ou clubes de assinatura, são na verdade uma transposição para o ambiente digital de um modelo de negócio muito comum no mundo físico.

Nos sites de assinaturas online, os participantes, pagam mensalidades que variam conforme o foco do site e recebem itens como gravatas, vinhos, cervejas, sapatos, flores e uma infinidade de outros produtos.

Os tipos de sites de assinaturas de produtos

Embora os sites de assinaturas apresentem características variadas, em uma tentativa de criar um diferencial para seu público agregando serviços e atendimento distintos, em termos de modelo de negócio, podemos dividi-los em dois grupos distintos:

Sites de Comodidade – São sites de assinatura que buscam facilitar a vida dos assinantes evitando que eles tenham que se dirigir às lojas todos os meses para comprar produtos de uso frequente, como no caso do Moka Clube e Rabixo, para citar apenas alguns exemplos.

Sites de Exclusividade – São os sites de assinaturas online que buscam criar um mix de produtos diferenciados e exclusivos para os seus participantes. É o caso dos clubes Buywine voltado para apreciadores de vinhos e Shoes4you voltado para calçados femininos, por exemplo.

Sites de assinaturas como ferramenta de marketing

Por reunir um grupo de pessoas reunidas em torno de um determinado interesse comum, produtos no caso, e por concentrarem ofertas de um determinado segmento do mercado, acabam se transformando em autênticas redes sociais verticais, um paraíso para o marketing em mídias sociais.

Muitas empresas identificaram essa oportunidade e perceber o potencial desses sites, tem usado os sites de assinaturas como canais de divulgação e até mesmo teste de novos lançamentos, como ocorria com os sites de amostras grátis lançados há algum tempo atrás. Essa atividade é inclusive, uma das fontes de receitas para esses sites.

A outra fonte de receita, é a mais óbvia, o e-commerce B2C. Por comprarem em quantidade expressiva e poderem criar um fluxo contínuo de pedidos, esses sites conseguem negociar preços mais favoráveis, o que possibilita gerar a margem de lucro normal e ainda assim repassar produtos com preços mais em conta para os seus assinantes.

O segredo dos sites de assinaturas online

O grande segredo deste mercado é a criatividade e engenharia do negócio. O ponto comum é o conhecimento do perfil do assinante e o atendimento, inclusive no pós venda. Identificando detalhadamente o perfil do assinante, o clube pode buscar produtos mais específicos e dessa forma, estar criando as melhores opções possíveis para seus membros.

Um dos segredos desse negócio é fazer com que o serviço oferecido aos clientes seja tão importante quanto o produto em si. É preciso dar um ótimo suporte aos assinantes tanto na etapa de escolha de produto e procedimentos no site, quanto no atendimento de pós venda. Em um site de assinaturas online, as pessoas buscam praticidade, por isso, todo e qualquer problema deve ser resolvido de forma rápida e com o mínimo possível de transtorno ao assinante.

Marketing dos sites de assinatura

Nesse tipo de negócio, as redes sociais são ferramentas essenciais no marketing digital. O boca a boca digital é a melhor forma de captação de novos clientes. Obviamente não se pode abrir mão de outras estratégias de marketing online como SEO e links patrocinados, principalmente com os anúncios do AdWords na rede de display com foco no segmento em que o site atua.

Outra ferramenta essencial são os Facebook Ads, os anúncios no Facebook, que em função do seu alto poder de segmentação, permite alcançar exatamente o público-alvo do site, criando nesse canal uma das melhores taxas de conversão das campanhas.

Outra ferramenta que precisa ser muito bem trabalhada é o email marketing, que precisa estar em constante aperfeiçoamento através não só da segmentação avançada como também da identificação de padrões para otimização do desempenho da campanha.

Os sites de assinaturas online estarão certamente entre os assuntos a serem muito comentados até o final do ano.

Fonte: Blog do Curso de E-commerce

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