Dicas para obter sucesso na escolha e implantação de uma franquia
Definitivamente, não pode haver a sensação de que é só comprar uma franquia e começar a contabilizar os lucros, pois o mercado apresenta diversos casos de insucesso. Para minimizar riscos é preciso tomar uma série de cuidados, antes e depois de escolher a marca.
Critérios na escolha da franquia
A compra da franquia não pode ser feita de maneira impetuosa somente porque apareceu uma ótima oportunidade como um ponto, por exemplo. É preciso fazer uma avaliação criteriosa, não só do negócio em si, mas da indústria (o segmento), além de se analisar os cenários possíveis, sejam econômicos, sociais ou financeiros. Por sinal, é de suma importância ter a clareza sobre o capital necessário para realizar o investimento inicial e ter sempre planos de contingências, caso o negócio demore mais para atingir a maturidade desejada ou não atinja o ponto de equilíbrio financeiro no prazo previsto.
Uma auto-avaliação sincera também é recomendável pois quanto maior a identificação com o negócio, maior a chance de sucesso. Nessa fase é interessante que se faça uma análise de suas ambições, como aonde se quer chegar, quantas unidades abrir e em quanto tempo. Outra providência é verificar se você se encaixa no perfil ideal desejado pela franqueadora.
Outro ponto fundamental é conversar com os franqueados da rede para ouvir o que eles têm a dizer e não somente o que ‘se quer’ ouvir. Ninguém mais do que os franqueados que já convivem com a marca, com o sistema de negócios e com o franqueador e sua equipe, para dar dicas preciosas sobre o dia a dia do negócio e os seus desafios diários. Identificar quais são os pontos críticos da franquia, quais os aspectos que ‘tiram o sono’ dos franqueados atuais, sempre levando em conta a ótica de um franqueado, lembrando que esse franqueado é você amanhã.
Montagem do empreendimento
Após o processo de seleção do então candidato começa a montagem do empreendimento, fase que ocorre o maior investimento sem saber se haverá retorno ou não, causando um sentimento de insegurança. Nesse momento é importante acompanhar todos os custos previstos e datas do cronograma de implantação. Avaliar fornecedores que possam apresentar problemas de entrega e obter os certificados e autorizações necessárias para a operação do negócio. É prudente manter o cronograma elaborado pela franqueadora devidamente atualizado e cumprir todas as ações, pois várias são interdependentes, se iniciam no mesmo momento, mas não acabam na mesma oportunidade e impactam em outras ações futuras, comprometendo a inauguração. Vale lembrar que unidade não inaugurada é prejuízo diário, pois cada dia de atraso distancia ainda mais o franqueado do retorno do investimento.
Por Adir Ribeiro