Empreendedorismo digital no Brasil
O empreendedorismo digital no Brasil ganha contornos cada vez mais relevantes e não é por acaso, pois a internet tem mesmo vocação para abrigar iniciativas empreendedoras.
Não é uma simples coincidência o fato de tantas empresas de internet terem surgido nas mãos de pequenos empreendedores vindos de outras empresas ou recém-saídos de universidades.
Apostar no próprio negócio por meio do empreendedorismo digital também parece estar entre as escolhas de quem quer investir no seu próprio negócio por aqui.
O país não só reúne condições favoráveis para o aparecimento de novos negócios na rede, como também concentra uma grande quantidade de profissionais com perfil empreendedor.
O empreendedorismo digital no Brasil tem aparecido como uma alternativa para quem busca sua independência financeira.
Fatores econômicos como a consolidação do mercado interno e as facilidades para obter crédito indicam que esse é um momento com boas oportunidades de negócio.
O aumento no número de internautas e a popularização do acesso por meio de dispositivos móveis fazem da internet um dos ambientes de negócio com maior potencial de crescimento.
O e-commerce como caminho para o empreendedor online
O comércio eletrônico é um exemplo de como o empreendedorismo digital pode gerar bons resultados, especialmente para os mercados de nicho.
A facilidade de implementação de lojas virtuais tem feito com que cada vez mais pessoas apostem nesse segmento.
E para se ter uma ideia, o setor deve faturar este ano cerca de R$ 28 bilhões, segundo projeções reveladas pela pesquisa e-bit, um crescimento de quase 25% em relação ao ano de 2012.
Outros segmentos como o de desenvolvimento de aplicativos e o de mídia social e conteúdo despontam como novidades no empreendedorismo digital, mas atraem um número cada vez maior de profissionais.
Assim como acontece com o mercado de publicidade online, que registra consecutivos aumentos nos investimentos em anúncios.
Perfil empreendedor
O perfil de quem busca empreender no mercado digital brasileiro também não é muito diferente do perfil empreendedor de outros países.
Com idades entre 25 e 34 anos e alto nível de escolaridade, os empreendedores brasileiros demonstram que estão dispostos a aproveitar as oportunidades.
Segundo dados colhidos pelo Sebrae na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, 44% dos brasileiros desejam se tornar dono do próprio negócio.
Informações da mesma pesquisa revelaram que quase 70% dos empreendedores do país abriram o seu negócio porque identificaram oportunidades no mercado.
Esse índice tende a subir conforme o aumento do nível de escolaridade entre os empreendedores.
Adorei seu post sobre o empreendedorismo digital no Brasil muito interessante.
Gostei bastante do artigo sobre o empreendedorismo digital no Brasil. Estamos passando por um momento de verdadeira mudança nesta área, com mais profissionalização e menos improviso. Pena que algumas pessoas ainda percam tempo com “fórmulas mágicas” e “estratégias matadoras” anunciadas elos vendedores de potes de ouro da web.
Olá Rodrigo
Você tem razão. O empreendedorismo digital no Brasil oferece muitas oportunidades de negócios, mas não é através de formulas mágicas o “sistema infalíveis” para ganhar dinheiro na Internet.
Um grande abraço e sucesso!
Excelente artigo! Realmente o empreendedorismo digital vem se tornando uma tendência nos últimos anos e a cada dia, surgem novos empreendedores no mercado, com ideias inovadoras e lucrativas.
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Um abraço e continuado sucesso.
Gostei do artigo. O empreendedorismo digital tem transformado a vida de muitas pessoas, inclusive a minha!
Se quiser dar uma olhada no meu blog, pode ficar a vontade!