Alguns erros comuns no e-commerce
Muita gente monta uma loja virtual e lá pelas tantas descobre que a taxa de conversão não anda lá essas coisas. Muitas das vezes, pequenas correções em processos ou rotinas podem ajudar a resolver essa questão. Vejamos então alguns erros muito comuns no e-commerce.
Não guardar os dados
Pedir Registro antes da hora
De acordo com a empresa de pesquisas da Forrester Research, 23% dos consumidores irão desistir da compra quando é necessário um registro no site. Se isso não é ruim o suficiente, mesmo um usuário registrado poderá desistir da compra quando não lembrar da senha de login! Analisando as informações de um grande varejista online, Jared Spool descobriu-se que apenas 25% tentam finalizar a compra depois que o site pede uma senha. A aposta mais segura é oferecer uma compra especial para visitantes, com a opção de salvar as informações no final.
Não permitir que o consumidor navegue no carrinho de compras
Muitos donos de e-commerces afirmam que a página de carrinho de compras não deve ter nenhuma opção para a navegação, minimizando as distrações do cliente. Entretanto isso dificulta para o consumidor que quer voltar e adicionar outros produtos ao carrinho (o que pode aumentar o ticket médio da compra). Não caia nessa pegadinha, adicione pelo menos um link para que o cliente volte ao site e procure novos produtos para comprar.
Surpresas no preço do frete
O preço de frete é um dos principais motivos para a desistência de uma compra, segundo a Forrester Research. Mostrar o preço do frete muito tarde pode espantar o consumidor da compra, 59% deles esperam que o e-commerce ofereça alguma forma de calcular o frete antes da finalização da compra.
Pedir informações demais
12% dos consumidores abandonam a compra de um e-commerce que faz perguntas demais. Evite pedir informações desnecessárias ou óbvias no momento do cadastro.
Não explicar os erros de formulários
Formulários que apresentam erros são o grande motivo para o cliente abandonar a compra. Os clientes precisam entender o erro para poder corrigi-lo. O e-commerce deve fazer com que a mensagem de erro seja bem compreensível, facilitando a correção do formulário.
Não explicar o código de segurança
Muitos consumidores estão realizando a sua primeira compra na Internet, não estando muito familiarizado com os processos de segurança. Fique certo de explicar muito bem quais os códigos de segurança do cartão de crédito necessários para a compra.
Não melhorar a velocidade da página
Não foque na otimização de velocidade apenas na sua página. Não esqueça de otimizar também o carrinho de compras, fazer o cliente esperar não é nada bom, principalmente em um ambiente tão rápido como o da Internet.
Nenhuma informação de contato
Caso o consumidor encontre um problema na compra, um serviço de atendimento ao cliente pode salvar a sua venda. Deixe alguma forma para o cliente entrar em contato com seu e-commerce, como um telefone ou um chat.
Por Moip e GetElastic