Itens essenciais para avaliar uma franquia
Antes, é preciso fazer uma Avaliação de Franqueabilidade, considerando vários aspectos e levando em conta que o potencial de formatação se amplia na medida em que vários desses itens estejam organizados ou existentes na empresa franqueadora.
Experiência de mercado
Monstra que a empresa já deve ter passado por vários momentos do negócio e ainda se mantém ativa e preparada para crescer.
Histórico de sociedades e parcerias
Serve para avaliar se a empresa foi bem sucedida ao lidar com terceiros envolvidos no negócio.
Organização do conhecimento
Como o sistema de franquia tem por princípio a transferência de conhecimento, primeiro é preciso que as informações estejam devidamente organizadas em sistemas, métodos, processos e ferramentas, em documentos de fácil compreensão, que também podem ser encontrados nos manuais de operação e gestão do negócio.
Experiência na operação e gestão
Empresas que tem mais de uma unidade e que dependem de um terceiro (mesmo que seja um gerente) tendem a ter mais experiência na condução dos negócios em rede, ampliando o potencial de franqueabilidade.
Marca
Franquia tem como um de seus pilares uma marca conhecida, público alvo definido e posicionamento claro ao mercado.
Padrão arquitetônico
Infraestrutura necessária para o funcionamento da franquia descrita em um projeto arquitetônico facilitará a reprodução desse padrão.
Perfil ideal do franqueado
É preciso saber quais são as competências chave para o franqueado que podem ajudar a obter um desempenho adequado no negócio.
Análise do negócio
A avaliação ponderada de todos os itens anteriores, envolvendo a concorrência, outras redes de franquias e também a viabilidade financeira, tanto para o franqueador como para os franqueados, é essencial.
O principal aspecto é que não existe uma receita de bolo pronta e sim uma série de itens que precisam ser cuidadosamente avaliados.
Por Adir Ribeiro