Itens essenciais para avaliar uma franquia

Itens essenciais para avaliar uma franquia

Itens essenciais para avaliar uma franquiaVárias pequenas empresas pensam no sistema de franchising como forma de ampliar o seu acesso ao mercado. A tarefa de transformar um negócio em franquia exige um estudo bastante detalhado e estruturado para gerar bons negócios para todos os envolvidos e também não propagar um negócio mal sucedido.

Antes, é preciso fazer uma Avaliação de Franqueabilidade, considerando vários aspectos e levando em conta que o potencial de formatação se amplia na medida em que vários desses itens estejam organizados ou existentes na empresa franqueadora.

Experiência de mercado

Monstra que a empresa já deve ter passado por vários momentos do negócio e ainda se mantém ativa e preparada para crescer.

Histórico de sociedades e parcerias

Serve para avaliar se a empresa foi bem sucedida ao lidar com terceiros envolvidos no negócio.

Organização do conhecimento

Como o sistema de franquia tem por princípio a transferência de conhecimento, primeiro é preciso que as informações estejam devidamente organizadas em sistemas, métodos, processos e ferramentas, em documentos de fácil compreensão, que também podem ser encontrados nos manuais de operação e gestão do negócio.

Experiência na operação e gestão

Empresas que tem mais de uma unidade e que dependem de um terceiro (mesmo que seja um gerente) tendem a ter mais experiência na condução dos negócios em rede, ampliando o potencial de franqueabilidade.

Marca

Franquia tem como um de seus pilares uma marca conhecida, público alvo definido e posicionamento claro ao mercado.

Padrão arquitetônico

Infraestrutura necessária para o funcionamento da franquia descrita em um projeto arquitetônico facilitará a reprodução desse padrão.

Perfil ideal do franqueado

É preciso saber quais são as competências chave para o franqueado que podem ajudar a obter um desempenho adequado no negócio.

Análise do negócio

A avaliação ponderada de todos os itens anteriores, envolvendo a concorrência, outras redes de franquias e também a viabilidade financeira, tanto para o franqueador como para os franqueados, é essencial.

O principal aspecto é que não existe uma receita de bolo pronta e sim uma série de itens que precisam ser cuidadosamente avaliados.

Por Adir Ribeiro

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Franquias

Franquias Automotivas - Conheça as Principais Opções do Mercado O mercado brasileiro de franquias automotivas tem se expandido significativamente, representando uma oportunidade atrativa para empreendedores...

Mais Lidos em Empreendedorismo

Últimas Publicações

Buscar no Site