Como Criar Conteúdo Para Redes Sociais

Veja neste artigo como criar conteúdo para as redes sociais e alavancar o poder de alcance e engajamento das suas publicações nestes canais.

Como criar conteúdo para redes sociais de maneira profissional

Se você deseja saber como criar conteúdo para redes sociais, de forma profissional, neste artigo encontrará diversas dicas para superar este que é o maior desafio nestes canais digitais.

Hoje em dia, é fundamental que as empresas possuam uma presença nas redes sociais, como parte da sua estratégia de marketing digital, mas essa presença não pode se resumir a postagens aleatórias e desconexas.

Certa vez um empresário reclamou comigo que que ele fazia muitas postagens diariamente nos perfis do seu negócio nas redes sociais e não tinha na verdade retorno algum.

Ao analisar algumas de suas publicações, descobri rapidamente o motivo. Eram posts sem conteúdo real, ou seja, ele tinha caído na velha armadilha de postar por postar.

Não havia uma estratégia clara de comunicação e na verdade as publicações não tinham um objetivo definido. Sem uma estrutura técnica, não é de se espantar que suas postagens não levassem a nada.

Ao contrário do que muita gente pensa, a criação de conteúdo para as redes sociais, pelo menos no caso de empresas que buscam divulgar suas marcas, produtos e serviços, não tem nada de instintiva.

Em um mercado profissionalizado como o que temos hoje, produzir conteúdo para as redes sociais envolve uma série de técnicas e habilidades, para que suas publicações gerem resultados reais, em termos de exposição da marca, conversões e vendas.

Para apresentarmos nosso roteiro sobre como criar conteúdo para redes sociais de forma o mais didática possível, dividimos nosso conteúdo nos seguintes tópicos:

1 – Compreensão do Ambiente
2 – Definição da Persona de Marketing
3 – Determinação de Objetivos
4 – Criação da Persona de Marketing
6 – Estude os Algoritmos
7 – Produza Conteúdo Relevante
8 – Planeje Cada Elemento da Postagem
9 – Adequação do Conteúdo à Plataforma
10 – Mesure Resultados

Vejamos então cada um deste itens para que você possa saber como criar conteúdo para redes sociais de forma profissional e com isso gerar resultados mais relevantes para suas campanhas de marketing nas redes sociais.

Como produzir conteúdo de qualidade para as redes sociais

Confira abaixo um roteiro completo que vai mostrar a você como criar conteúdo para redes sociais de qualidade, e promover uma verdadeira transformação na forma de se comunicar com seu público nestes canais.

1 – Compreensão do Ambiente

A nossa primeira dica é entender o ambiente onde ação se dá. Como criar conteúdo para redes sociais se você não está inserido no processo de comunicação desse ambiente?

O marketing nas redes sociais possui características próprias e você precisa estar plenamente consciente de como as coisas funcionam neste ambiente.

As vendas nas mídias sociais fazem parte de todo um processo que na verdade começa pela criação de laços de relacionamento. Por isso, é necessário compreender as etapas necessárias para criar estes laços para orientar suas ações.

2 – Definição da Persona de Marketing

Como criar conteúdo para redes sociais envolve utilizar uma linguagem que aproxime a empresa dos seus compradores em potencial, ter uma visão clara das características do público que você que impactar, a criação da Persona de Marketing é fundamental.

A Persona de Marketing, ou Buyer Persona, como também é conhecida, é a caracterização do seu público-alvo. Conhecendo suas características, a comunicação é muito mais eficiente.

3 – Determinação de Objetivos

Toda ação de marketing nas redes sociais precisa ter um objetivo muito bem definido, inclusive para que se possa mensurar sua eficácia. Por isso essa é uma etapa fundamental no processo de produção de conteúdo.

Se você não determina uma meta específica para uma determinada ação, ela cai na armadilha que citei anteriormente, de postar por postar, sem acrescentar nada aos seus seguidores e muito menos à marca.

4 – Criação da Persona de Marketing

Todo processo de comunicação online envolve um conhecimento prévio das características do público que você deseja impactar. Como criar conteúdo para redes sociais se você não sabe quais são os interesses e necessidades do seu público.

Por isso, a criação de uma Persona de Marketing das suas redes sociais é fundamental, pois é ela que na verdade vai determinar que tipo de conteúdo você irá produzir.

Além disso, quando falamos sobre marketing de conteúdo, estamos falando em criação de laços de relacionamento. Se você não conhece os interesses, necessidades, dores e objeções do seu público, fica difícil criar estes laços.

Criar conteúdo para as redes sociais

5 – Que Tipo de Conteúdo Publicar

Outra dúvida comum entre as pessoas que estão interessadas em saber como criar conteúdo para redes sociais é que tipo de conteúdo devem produzir. Isso até pode parecer um grande desafio, mas na verdade não é.

Contamos hoje em dia com dezenas de ferramentas para ajudar neste tópico, saber o que interessa ao seu público. Entre elas destacamos:

    • A aba de páginas mais visitadas no Google Analytics do seu site;
    • A aba Insights do Facebook e Instagram;
    • A seção de Analytics de diversas mídias sociais como LinkedIn e YouTube;
    • Google Alerts;
    • Ferramentas de identificação de Trending Topics;
    • Ferramentas específicas de busca de interesses do público em geral.

Como produzir conteúdo para redes sociais é de certa forma falar o que o seu público deseja ouvir, o que não falta hoje em dia são fontes de inspiração.

6 – Estude os Algoritmos

Não adianta reclamar. Vivemos em um mundo regido por algoritmos e são eles que determinam o alcance e o público para o qual os seus posts serão exibidos.

Por isso, em termos de social media, é importante conhecer o algoritmo do Instagram, o EdgeRank do Facebook e os algoritmos das diversas outras redes sociais para conseguirmos o melhor resultado possível.

Como criar conteúdo para redes sociais é seguir as regras do jogo, usar o seu conhecimento sobre como estes algoritmos funcionam é um grande diferencial.

7 – Produza Conteúdo Relevante

A essência do planejamento de conteúdo para redes sociais, seja ela qual for, é levar conteúdo que seja relevante para o público com o qual você deseja criar laços de relacionamento para posteriormente apresentar a proposta de valor da sua empresa.

Por isso, produza conteúdo realmente relevante para seu público. É fundamental que você leve um conteúdo que agregue alguma coisa ao dia a dia dos seus usuários.

Não caia na armadilha de ter uma presença panfletária, falando unicamente sobre seus produtos e serviços. Conteúdos relevantes geram autoridade para a marca e isso é reconhecido pelo público.

Não se esqueça que as redes sociais são um ambiente de entretenimento e na verdade, ninguém foi para lá em busca dos seus produtos ou serviços. Uma presença simplesmente vendedora não é bem-vista pelos usuários.

8 – Planeje Cada Elemento da Postagem

Todos os elementos de uma postagem, seja em que rede social for, tem uma função no processo de comunicação e conversão, e por isso merecem uma análise e atenção especial. Os principais elementos são:

    • Título da postagem;
    • Imagem do post;
    • A legenda que você insere;
    • O Call to Action;
    • As hashtags.

Na gestão de redes sociais feita de forma profissional, o conteúdo é alinhado ao objetivo de conversão daquela postagem, que pode ser engajamento, visitas ao site, vendas e outros objetivos comuns no marketing digital.

Sendo assim, como criar conteúdo para redes sociais é na verdade um exercício de engenharia de comunicação, todos estes elementos precisam estar alinhados ao objetivo daquela publicação.

Como criar conteúdo para redes sociais é um trabalho que envolve cuidar de todos estes detalhes, em nosso Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais, dedicamos um módulo inteiro a esta questão.

9 – Adequação do Conteúdo à Plataforma

Outro ponto importante para você que tem interesse em saber como criar conteúdo para redes sociais deve observar é que cada rede social tem um formato próprio e uma estrutura de comunicação diferenciada.

Não cais na tentação da preguiça, de criar a mesma mensagem para distribuir por todos os seus canais, pois o que pode ter um bom desempenho em termos de comunicação no Facebook, pode não funcionar no Instagram ou LinkedIn.

Você pode usar variações de imagens, vídeos e outros formatos para aumentar o engajamento específico em cada canal.

10 – Mesure Resultados

Mensurar o resultado de cada uma das suas postagens é essencial, justamente para que você possa saber o que está funcionando e o que não está.

Como criar conteúdo para redes sociais é um eterno exercício de teste e aprimoramento, você precisa ter métricas que possam traduzir a eficácia do conteúdo que você publica.

Mensurando os resultados você pode fazer adaptações nos diversos elementos da publicação para que ele tenha um desempenho melhor em outra ocasião ou outro canal.

Agora que você já tem uma boa ideia de como criar conteúdo para redes sociais, é apenas uma questão de se organizar e colocar a mão na massa.

Confira outros conteúdos em nossa seção de artigos sobre Marketing Digital e alavanque o seu negócio usando técnicas e ferramenta de marketing online.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

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