Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona
Nos últimos tempos vem se intensificando a procura pelo serviço de mentoria em marketing digital, tanto por parte de pequenas e médias empresas quanto por profissionais liberais interessados em divulgar seus produtos e serviços nos canais digitais.
Vivemos em um momento em que as vendas online têm exercido um importante papel para a sobrevivência das empresas, em meio à crise gerada pela pandemia de Covid-19, que afeta praticamente todos os setores econômicos.
Além disso, muitas empresas decidiram assumir seu próprio marketing digital, para cortar custos de agências, que muitas vezes nem mesmo conseguem entregar os resultados esperados em suas ações de marketing digital.
O objetivo de uma mentoria de marketing digital é ajudar você a alcançar objetivos, promovendo o aprimoramento do seu negócio, na medida em que o mentor irá auxiliar você a encontrar os caminhos mais promissores em termos de marketing online.
É neste contexto que a mentoria em marketing digital ganha cada vez mais espaço, como forma de contar com um profissional com vastos conhecimentos nas principais áreas do marketing online, para orientar empresas na hora de tomar as melhores decisões para seu posicionamento na Internet.
O que é uma Mentoria em Marketing Digital
Embora cada vez mais popular, muita gente ainda desconhece o verdadeiro conceito de uma mentoria em marketing digital e por vezes confunde com outras atividades nesta área, como a consultoria em marketing digital, por exemplo.
A Mentoria em Marketing Digital é feita orientando-se o mentorado nas diversas decisões que ele precisa tomar na hora de determinar as melhores estratégias de marketing digital a serem adotadas pela sua empresa.
Da orientação na hora da elaborar elaboração de um plano de marketing digital, seleção do público-alvo e determinação dos melhores canais digitais a serem utilizados em cada caso, a mentoria é orientada a indicar as melhores opções para cada caso.
Na mentoria de marketing digital, todo o trabalho é executado pelo próprio mentorado, com a orientação e supervisão do mentor no que diz respeito aos diversos aspectos do mundo digital.
No caso da Consultoria em Marketing Digital, todo o trabalho é realizado pelo consultor contratado, que é o responsável por analisar as necessidades da empresa e ele mesmo decidir e executar as ações de marketing digital necessárias para a divulgação da marca.
Como você pode perceber, são dois trabalhos distintos. Na mentoria em marketing digital você é orientado a assumir o controle do seu próprio marketing online. Já na consultoria, esta responsabilidade é delegada a uma outra pessoa.
Em uma mentoria de marketing digital você é envolvido no processo, em um relacionamento em que o mentor agrega valor ao conhecimento que você já possui, permitindo assim uma continuidade do processo de forma independente.
Como é feita uma mentoria em marketing digital
Existem diversos formatos e estruturas, mas de maneira gera, um programa de mentoria em marketing é feito através de encontros online, individuais ou em grupo, onde o mentorado apresenta seus planos e ações e o mentor avalia o andamento do projeto.
Durante estes encontros, o mentor analisa o que vem sendo feito, e dentro do estabelecido como objetivos do mentorado, orienta as ações e meios que serão utilizados na promoção da marca nos diversos canais online.
Como atualmente contamos com inúmeras dimensões e técnicas de marketing online, é preciso contratar um mentor experiente, que possua uma ótima experiência na área, para poder orientar você nas mais diversas áreas.
Do planejamento estratégico, passando pelo marketing de busca, Inbound marketing, redes sociais e monitoramento de tráfego, o mentor precisa estar capacitado a orientar de forma adequada, os caminhos as serem seguidos em todas estas áreas.
Quanto tempo leva uma mentoria de marketing digital
Uma mentoria de marketing digital dura entre 1 a 3 meses, dependendo da extensão do projeto e da proposta da mentoria.
Durante este período são promovidos encontros online através de aplicativos de reuniões online, como Skype ou Zoom, onde é possível criar um ambiente de interação entre o mentor e mentorado.
Estes encontros online são previamente agendados e duram de uma a uma hora e meia, tempo necessário para que mentor e mentorado possam trocar ideia e levantar questionamentos em relação ao que vem sendo feito e os próximos passos do processo.
As vantagens de uma Mentoria em Marketing Digital
Para quem deseja assumir o controle do marketing digital da sua própria empresa, blog ou até mesmo site pessoal, os benefícios da mentoria em marketing digital são inúmeros.
O primeiro deles, e talvez um dos mais interessantes, é que através de uma mentoria em marketing digital, você reduz sensivelmente a sua curva de aprendizado, pois terá a orientação de um profissional experiente, que irá lhe passar muito dessa experiência acumulada.
É claro que você sempre tem a opção de fazer um bom curso de marketing digital, como o que oferecemos na Academia do Marketing, mas por mais completo que seja, não é possível passar a vivência do dia a dia do marketing online.
A mentoria é uma forma de acelerar a sua inserção no universo do marketing online, e como tempo é dinheiro, um investimento que vale a pena pelo resultado que oferece.
Outra das vantagens da mentoria em marketing digital é poder trocar ideias com alguém que analisará o seu projeto, e certamente trará ideias novas, a partir de uma visão própria do seu negócio.
Este intercâmbio de informações enriquece o debate e faz surgirem ideias e abordagens, que de outra forma poderiam passar desapercebidas.
Com o conhecimento adquirido na mentoria em marketing digital, você será estimulado a se aprofundar nas diversas dimensões do marketing online e buscar cada vez mais o aprimoramento nas formas e canais para a divulgação do seu negócio.
Quem está capacitado à mentoria em marketing digital?
Como dissemos anteriormente, uma mentoria em marketing digital não é um curso ou uma consultoria. É um serviço que parte do princípio de que você já possui um conhecimento prévio, pelo menos das questões básicas envolvidas no processo de divulgação online de um negócio.
Justamente por isso, é comum fazermos uma avaliação prévia do candidato à mentoria, para avaliarmos se a pessoa está no ponto de passar pelo processo de mentoria em marketing digital ou se precisa adquirir conhecimentos prévios para poder iniciar neste trabalho.
Sabemos que muitos empresários ou seus colaboradores já possuem uma boa noção sobre as ferramentas envolvidas na divulgação online de um negócio, mas para se submeter a um processo de mentoria em marketing digital é preciso fazer uma avaliação prévia.
Outra coisa que considero fundamental para o sucesso de uma mentoria em marketing digital é o firme comprometimento com o processo, se dedicando às tarefas e pesquisas propostas durante o processo.
Ao contrário de uma consultoria, que como explicamos acima, onde você compra a execução de um projeto, na mentoria em marketing online você paga pela orientação e experiência do profissional, por isso você precisa fazer parte do processo de forma intensa.
O investimento em uma mentoria em marketing digital não é pequeno, por isso, não faz o menor sentido contratar um serviço como este e achar que pode ir “empurrando com a barriga” e esperar que o mentor realize as suas tarefas.
Como dissemos anteriormente, a função do mentor é orientar o trabalho que você realiza, e sem comprometimento de parte do mentorado, não há como gerar resultados neste tipo de acompanhamento.
Para complementar as informações apresentadas aqui, proponho que você também leia um outro artigo que publiquei em meu site, sob o título Vantagens de Uma Mentoria Em Marketing Digital.
Se você estiver interessado em um profissional com experiência para ajudar a sua empresa a gerar mais resultados no mundo online, convido você a conhecer o meu Programa de Mentoria em Marketing Digital. e também meu programa de Mentoria em SEO que ofereço na SEO MasterClass.
Agora que você já sabe o que é uma mentoria em marketing digital, tem mais uma opção para se capacitar nesta área, e assumir o controle do seu próprio marketing online.
Por Alberto Valle