O Que Muda no Marketing Digital em 2022
Na medida em que o final de ano vai chegando é hora de começarmos a analisar os desafios e mudanças que vamos enfrentar no próximo ano, e no marketing digital não é nada diferente.
Sabendo identificar as Tendências do Marketing Digital em 2022, podemos nos antecipar e preparar o terreno para desenvolver ações online que irão nos garantir um espaço neste mercado, cada vez mais competitivo.
Em um cenário pós-pandemia, teremos que lidar com novos hábitos de consumo e mudanças em termos de uso da Internet. Isso trará um impacto direto sobre a forma como lidamos com o marketing digital no dia a dia.
Somando-se a isso, teremos também várias novidades técnicas que nos obrigarão a buscar saídas alternativas para não perdermos espaço no mercado.
Confira abaixo o que muda no marketing digital em 2022 e prepare-se para enfrentar os novos desafios antecipadamente.
1 – SEO com cada vez mais relevância
O marketing de busca continua em destaque, e nesta área o uso das técnicas de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar cada vez mais destaque, e ao mesmo tempo ficar cada vez mais técnica.
O Google vem fazendo alterações periódicas em seus algoritmos, afetando diretamente a forma como ele classifica os sites. Isso exigirá dos analistas de SEO um ritmo de atualização cada vez mais rápido.
O que muda no marketing digital em 2022 nesta área é a forma de tratar os diversos fatores do algoritmo do Google de forma ainda mais técnica sem perder o foco na experiência do usuário.
2 – Crescimento do marketing de conteúdo
Outra área que bem crescendo bastante nos últimos meses é a do marketing de conteúdo, e essa tendência deve continuar em 2022, o que vai exigir esforço redobrado nessa área.
O conteúdo para os blogs associados às marcas, tenderão a serem cada vez mais elaborados e com o uso intensivo das técnicas de otimização de sites.
Por outro lado, o conteúdo para redes sociais também será cada vez mais exigido, uma vez que estes canais vêm apresentando um crescimento constante nos últimos anos e se tornando ferramentas fundamentais no marketing digital.
3 – Fim da era dos Cookies
O fim da era dos Cookies, anunciado pelo Google logo para o início de 2022 terá um grande impacto nas campanhas de atração de tráfego e geração de Leads através desse recurso, o que obrigará às marcas a buscarem novas soluções.
A campanhas de Remarketing, principalmente no Google Ads sofrerão um forte impacto e isso fará com que os analistas de marketing digital redirecionem seus esforços para outras formas de geração de Leads, como a criação própria de sua base de dados.
4 – Plataformas de redes sociais mais sofisticadas
Já há algum tempo estamos presenciando uma sofisticação cada vez maior das plataformas de redes sociais, tanto no que diz respeito a recursos técnicos quanto nas estratégias que podem ser desenvolvidas com essas novas opções.
Ultimamente temos presenciado uma grande disputa entre as principais plataformas de mídias sociais do mercado como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube pela audiência de vídeos curtos e outros formatos de publicações dinâmicas.
O resultado disso é que a produção de conteúdo para redes sociais reverá ficar cada vez mais profissionalizada tanto no que diz respeito a vídeos e web design, quanto no que diz respeito a copywriting.
As plataformas estão mais criteriosas em relação ao conteúdo gerado pelos usuários e os algoritmos precisarão ser cada vez mais compreendidos e explorados pelos produtores de conteúdo. A gestão de redes sociais precisará ser cada vez mais técnica.
5 – Exigência de maior capacitação
O mercado está cada vez mais exigente e a busca por capacitação em marketing digital vem se tornando uma questão de vida ou morte para os profissionais dessa área.
O tempo do amadorismo e improviso já se vais longe. Hoje em dia não basta apenas conhecer as ferramentas de marketing digital ou software envolvido. É necessário conhecer os conceitos que estão por trás do processo.
Em nossos cursos de marketing digital sempre faço questão de dizer que o marketing online é sobre pessoas e conhecer o que acontece na mente do consumidor e saber utilizar os estímulos certos é fundamental.
As estratégias de marketing digital deverão se adaptar aos novos tempos, tecnologias e hábitos de uso do consumidor e precisamos estar atentos a essas mudanças para melhorar a experiência do cliente nos próximos anos.
O que muda no marketing digital em 2022? Praticamente tudo, como acontece todos os anos. É uma área dinâmica e exige constante atualização, por isso todo novo ano é um capítulo diferente.
Por Alberto Valle, CEO da Academia do Marketing