Como divulgar sua empresa na Internet

Sabemos que atualmente cada vez mais empresários estão preocupados em saber como divulgar uma empresa na internet e também, que nem sempre encontram uma resposta objetiva para essa pergunta.

Por conta disso, resolvemos criar esse pequeno roteiro para que você possa conhecer a realidade do universo da divulgação online e ter pelo menor uma orientação inicial sobre quais caminhos seguir.

Não temos a pretensão de em um único artigo esclarecer todos os pontos sobre a questão de como divulgar uma empresa na internet, pois como você verá, essa é uma matéria muito mais complexa do que dizem por ai.

Nosso objetivo é deixar a questão da divulgação na Internet o mais clara possível para que você possa se orientar.

Divulgação de empresas na internet é planejamento acima de tudo

Como no mundo físico, o planejamento de marketing é o primeiro passo para quem deseja divulgar uma empresa na Internet de forma eficiente e profissional.

De nada adianta você sair por ai criando ações de marketing online isoladas, se não houver por trás dessas ações uma orientação macro em termos de público-alvo e canais a serem utilizados. Divulgar uma empresa na internet não é isso.

O marketing digital tem como pressuposto a integração dos diversos canais para atingir um objetivo único, a exposição de uma marca, produto ou serviço.

Portanto, ações isoladas que não possuem um alinhamento macro, perdem sua força e dificilmente trazem resultados que compensam o investimento.

Não é por outro motivo que nosso curso sobre marketing digital começa justamente pelas etapas de planejamento e monitoramento de campanhas online.

O primeiro passo, para a divulgação de uma empresa na internet é determinar e conhecer o seu público-alvo para então estabelecer qual estratégia e quais as ferramentas e canais podem ser utilizados para atingir esse público.

Divulgação online por vezes começa no próprio site

Determinada a estratégia macro para divulgação da sua empresa na internet, é hora de analisar as questões internas. Muitas das vezes a eficácia de uma campanha de marketing online, depende muito mais da estrutura e conteúdo do site em si do que de ações externas.

É o caso, por exemplo, do SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. Sem uma boa estrutura interna, não há qualquer chance do seu site conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas do Google, na área de busca orgânica – resultados não pagos. Até mesmo campanhas de links patrocinados podem não ter um resultado satisfatório se a estrutura interna do site não for a adequada.

Criando campanhas de divulgação para sua empresa

Uma vez ajustado seu espaço interno, ai sim é hora de pensar em campanhas de divulgação pela internet, propriamente ditas. A escolha dos canais a serem utilizados depende, obviamente do que foi determinado em sua estratégia macro. Entre as diversas opções para divulgar sua empresa na internet destacamos:

  • SEO – Otimização de sites para buscadores
  • Links patrocinados na rede de pesquisa
  • Links patrocinados na rede de conteúdo
  • E-mail marketing em suas diversas modalidades
  • Marketing nas redes sociais
  • Marketing de conteúdo

Como você pode ver, as opções são muitas e seu custo também variado. Além disso, cada modelo de negócio tem um caminho. Por exemplo, a divulgação de lojas virtuais, obedece um roteiro diferente de um site institucional e outros modelos também.

Diante de um quadro que inicialmente pode parecer confuso, existem duas opções, a capacitação de pessoal interno para desempenhar o papel técnico e acompanhamento dessas ações e a terceirização dessa tarefa.

No caso da opção de desenvolvimento dentro da própria empresa, você tem a vantagem de contar com um profissional de marketing online totalmente alinhado com as questões estratégicas da empresa e profundo conhecimento do mercado em que ela atua.

Em nossos cursos sobre marketing digital, praticamente metade dos participantes estão sendo treinados com esse objetivo, o que revela uma preferência crescente por essa opção para divulgação de empresas pela internet.

No caso da terceirização do trabalho de marketing digital, a grande vantagem é contar com uma equipe pronta para colocar em ação seu programa de divulgação.

O grande problema é saber se a agência está realmente preparada para entregar o serviço contratado tendo como foco o sucesso das suas campanhas e não somente o que ela vai lucrar com o seu investimento em mídia.

Consultar o portfólio da agência e conversar com alguns clientes é um bom caminho para resolver este problema.

Como você pode ver, não se trata apenas de saber como divulgar uma empresa na Internet, mas, principalmente, quais os caminhos a seguir e com que ferramental. Por isso, planeje cuidadosamente o roteiro de marketing da sua empresa na Internet.

Fonte: Blog da Academia do Marketing

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