Orientações para melhorar o faturamento da sua loja virtual
O comércio eletrônico brasileiro deve apresentar um faturamento em torno de R$ 24 bilhões em 2012, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, de acordo com estudo da e-bit. E, para que as lojas virtuais de pequeno e médio porte acompanhem e façam parte desse cenário, Natan Sztamfater, CEO da Cookie Web, agência de marketing digital especializada em e-commerce PMEs, preparou 10 dicas para que esse setor evolua a passos largos junto aos cerca de 67 milhões de internautas no Brasil, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vá além do propósito de ser uma loja virtual
Transforme sua loja online em um mundo de oportunidades. Crie novas necessidades na mente do seu visitante. Gere a demanda para que ele busque em seu site o que nem imaginava que precisaria. Procure manter os produtos por categorias e preços agressivos em itens que podem ser complementares aos de seu interesse.
Divulgue a confiabilidade de seu site
Profissionalize as comunicações internas da loja, como banners, fotos, peças de email marketing, entre outras. Invista em selos de segurança confiáveis e que apareçam em destaque em todas as páginas da loja virtual, fazendo com que o e-consumidor se sinta seguro ao comprar em sua loja virtual. Evidencie também que é uma loja reconhecida pelo e-bit e divulgue o selo no portal.
Invista em comparadores de preço
Esteja presente nos principais portais comparadores de preço. Eles surgiram para atender a um consumidor acostumado a pechinchar na web. Utilize a logomarca e apresente-se para os mais de 20 milhões de e-consumidores no Brasil.
Aumente seu mix de produtos da sua loja virtual
Incentive a recompra dos consumidores já fidelizados. Mapeie seu comportamento de compras pelo histórico do e-consumidor no site e ofereça a ele, por meio de campanhas de email marketing, produtos que agregam valor ao que ele comprou. Ex: se hoje ele comprou um DVD, amanhã envie uma oferta diferenciada para um livro relacionado.
Personalize os produtos do seu e-commerce
Busque produtos exclusivos para vender em sua loja: Torne-se uma loja virtual incomparável com qualquer grande player do mercado de internet.
Otimize sua loja virtual para as ferramentas de busca
O termo otimização de palavras em buscadores vem se tornando fundamental para quem vive da web. Inicie ou mantenha de forma permanente campanhas de links patrocinados. Contrate agências especializadas para que as palavras chave de seu negócio, ao serem digitadas nos buscadores como Google, sejam direcionadas para a sua loja virtual. Busque as palavras com mais resultados em venda e arrisque! Invista! Hoje a ferramenta de Links Patrocinados é uma das campeãs para resultados imediatos. Grandes lojas virtuais apostam nisso e conseguem excelentes resultados.
Fale mais com o e-consumidor
Intensifique o relacionamento com seus clientes. Analise seus interesses por meio das compras já realizadas em seu site e mande promoções exclusivas de duas a três vezes por semana.
Faça parcerias
Busque parcerias novas todos os dias, dentro de seu mercado específico de varejo e também no mercado de internet. De um dia para o outro suas vendas podem dobrar. Contribua e seja retribuído.
Acompanhe os relatórios do Google Analytics
Veja de perto qual mídia de fato está trazendo resultados para sua loja. Identifique os melhores e invista! O monitoramento do tráfego em seu e-commerce é um dos seus melhores conselheiros e o Google Analytics sua ferramenta mais fiel.
Fidelize seus clientes e aumente seu faturamento
Garantir um bom atendimento, investindo em ferramentas de atendimento, tecnologias e logística baseada em sistema ágil para entrega são fatores que aumentam de forma significativa o processo de fidelização. Quanto melhor você atender ao cliente na web, mais chances terá de fazer com que ele viralize sua loja virtual, indicando seu site para novos e potenciais consumidores. A presença em redes sociais pode ajudar muito nesse momento.
E você? Qual seria a sua dica para aumentar o faturamento de uma loja virtual? Deixe seu comentário.
Por Natan Sztamfater
Eu não entendo como tanta gente consegue trafego rápido para fazer coisas erradas na internet eu mesmo já fechei uma loja virtual de perfume por falta de tráfego não teve jeito tive que fechar
É o grande problema do e-commerce em meu ver está na divulgação esse ponto é fundamental para o sucesso ou o fracasso ou seja sem visitas sem negócio o resto é administração
Para Helenice Maria Temos uma dica para você. Use uma plataforma mais robusta, para que seu trabalho de SEO possa te dar resultados.
Ótimo estas informações. Estamos seguindo estas dicas em nosso e-commerce e estamos obtendo excelentes resultados.
Gostei do artigo que li;meu site é novo e preciso de
divulgaçâo,se tiverem sugestões enviem-me por favor.