Erros de marketing mais frequentes nas Startups
Carlos Blanco destacou recentemente no seu blog um post sobre as “Chaves para empreender com êxito na Internet”, identificando o marketing como um dos fatores de êxito no sucesso de uma Start-up.
Blanco diz ainda que o marketing não é uma atividade que se aplica com facilidade, muito pelo contrário, ele defende que um profissional de marketing tem que ser a pessoa mais criativa do mundo para concretizar ações glorificadoras.
Carlos Blanco tomou a iniciativa de partilhar 10 erros do marketing que considera comuns.
Apostar unicamente no Marketing Viral
Gustavo García de Buyvip em Yuzzday também concordou com esta afirmação, justificando com o fato de que pensou que no início iria ser viral tornou-se um orçamento de vários milhões de reais.
Não é suficiente lançar um vídeo e fazer o upload no Youtube para fazer um viral. Não se deve apostar unicamente por esta via porque também depende muito do fator “sorte” para que algo se torne viral.
O uso de virais é bastante recomendável, mas não é a única ferramenta do marketing digital.
Não investir em suficientemente em Marketing
“Parar a publicidade para salvar os custos é como para um relógio para salvar o tempo” não se tem desculpa para não investir no marketing porque se fizer um bom investimento este irá ajudar a aumentar as vendas.
Recorde-se que este não tem haver unicamente com um orçamento mas como se utiliza o tempo e os recursos disponíveis para otimizar a uma empresa.
Valorizar demais o seu produto
Não se deve prometer mais do que realmente se é capaz de fazer para atrair um cliente e fechar uma venda. Se não se cumprir com as expectativas, no pior dos casos, fecham-se outras portas porque poderá espalhar-se a notícia de uma má experiência com essa empresa.
Incapacidade de proteger e verificar os conflitos da marca
São as tarefas básicas que nos esquecemos quando iniciamos. Se uma empresa tem um nome parecido com o de outra empresa com marca registrada, rapidamente se corre o risco de se ser processado e ter que alterar a identidade corporativa.
Não proteger a marca e economizar o custo de um advogado pode sair muito caro.
Confundir o e-mail marketing com spam
Parece que muitos não aprendem. A maioria das empresas cometem spam quando enviam um email não referindo uma pessoa. Muitos não são conscientes que para um email ser qualificado como spam não depende somente da quantidade.
Em outros casos é muito mais óbvio quando se recebe emails comerciais onde o resto dos destinatários está em BCC. Este tipo de envios não são email marketing mas puro spam.
Não ter um blog da empresa
Pode-se realizar marketing indireto mesmo sem ter lançado um produto ou serviço. Com um blog pode-se posicionar como referente no setor em questão e demonstrar que entende-se bem da profissão.
Se criarmos um blog podemos chegar mais diretamente a um público de interesse. Um dos erros em marketing digital que mais prejudicam uma startup é não demonstrar suas expertises.
Não registrar o domínio .com.br e .com
É simples, se uma start-up é brasileira necessita do domínio “.com.br”, mas é aconselhável também registrar o domínio “.com”. Não ter pelo menos dois domínios pode ser uma razão a favor ou contra o nome favorito de uma empresa.
O registro de domínios é um ponto delicado de uma presença na Internet e muitas empresas cometem erros nesse quesito.
Não medir o ROI das ações de marketing
Outro ponto que também menciona Javier de Logocomunica no Twitter é não conhecer o ROI das nossas ações. Se soubermos o que fornecemos, as afetividades, podemos focar naquelas que realmente contribuem valor.
Este ponto é um dos mais difíceis de cumprir porque nem sempre encontramos uma maneira direta de medir. De todas as formas não deve ser uma desculpa para não tentar. A ferramenta básica para isso é o Google Analytics que em função de sua versatilidade nos oferece as ferramentas ideais para a mensuração de campanhas de marketing digital.
Não participar em eventos networking
Fazer networking faz arte das afetividades de marketing de uma stratup. Em eventos como La Red Innova podes tanto retomar contatos existentes como conhecer novas pessoas que ajudam a levar a sua empresa a um próximo nível.
A princípio custa porque se conhece poucas pessoas mas aqui não se trata de vender um produto, serviço ou empresa. Simplesmente a intenção é comunicar e saber como se está relacionado e o que podemos contribuir para fazer negócio.
Apostar unicamente nas redes sociais e esquecer os fóruns
É bom estar presente nas redes sociais como o Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Mas tenham em mente que os usuários expertos e os “early adopters” não são ou não comunicam através destes canais.
Em muitos casos os fóruns são melhores que os canais de mídias sociais pelo que se deverá conhecer todos os do setor em que nos inserimos. É importante estar presente para responder a dúvidas, receber feedback e reagir às críticas dentro de um prazo mínimo de tempo.
E você? Quais são os erros de marketing mais frequentes nas startups que você considera mais sérios? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de assinar a nossa Newsletter.
A matéria é super atual e oportuna e as dicas são totalmente válidas!
A diversificação e compartilhamento de conteúdo têm se intensificado muito nos últimos anos e investir no blog têm trazido ótimos resultados para os nossos clientes.
Obrigado por compartilhar!
Abrs
Alexandre Souza.
Uma outra dica bacana é agir rapidamente!
Ao testar uma estratégia é preciso reconhecer rapidamente se ela irá melhorar a venda (conversão) ou se manterá o negócio andando de lado!
Empreender é testar o tempo inteiro e aprender a recalcular a rota rapidamente, ainda mais quando fala-se em investimento em marketing.
Material bem gostoso de ler, ajuda e muito para quem está iniciando no mercado!
realmente essa dicas são muito valiosas, a publicação que vocês conseguiram fazer se tornou fácil de ler e compreender, e pelo visto essa é uma características do site empreendedor online comentar conteúdos que realmente valem a pena e de fácil compreensão.
parabéns pelas postagens.