A escolha da plataforma – Um momento crítico para o e-commerce
Qual será a plataforma de e-commerce mais indicada para o meu negócio? Este e muitos outros questionamentos ocupam a mente e tiram o sono de diversos empreendedores e gestores de e-commerce diariamente.
E com razão, a escolha da plataforma é uma etapa de extrema importância, possuindo um impacto direto no sucesso ou no fracasso do negócio.
Buscando auxiliar aqueles que se encontram sem rumo no meio de todas essas dúvidas e incertezas, trago alguns dos pontos que devem ser analisados para nortear a escolha da plataforma de comércio eletrônico para o seu projeto:
Mensalidade
Ponto de extrema importância pois mexe diretamente com o bolso. Existem diferentes formas de cobrança, mas entre as mais comuns temos a participação sobre o faturamento e a cobrança fixa de acordo com um número pré-determinado de pagviews/mês.
São diversas as variáveis que interferem na escolha de um modelo ou de outro, como, faturamento projetado, tráfego estimado, taxa de conversão, entre outros. O ideal é colocar essas despesas e projeções na ponta do lápis e calcular qual seria a opção mais vantajosa.
Certifique-se também de analisar quais as limitações para determinada mensalidade além do número de pageviews, pois algumas plataformas também limitam o número máximo de produtos, pedidos, e fotos.
Funcionalidades
As funcionalidades incluem todas as ferramentas disponíveis para o usuário e as para o gestor no portal administrativo do site. Entre elas podemos citar:
- Lista de desejos
- Recomendação de produtos
- Comentários e avaliações dos consumidores
- Comparação de produtos
- Gestão de múltiplos estoques
- Gestão de multi-domínios
- Possibilidade de venda de serviços como garantia estendida
O importante é avaliar aquelas que são essenciais para o seu negócio. Por exemplo, um site de produtos para casa deve buscar uma plataforma que ofereça a ferramenta de criação de listas de casamento.
Personalização
O quanto o seu site ficará com a cara que você deseja depende do grau de liberdade que a plataforma lhe dá para trabalhar o layout. Algumas trabalham com a disponibilização de templates pré-definidos que podem ser adaptados por cada cliente, outras conferem liberdade total ao contratante através da configuração do Html + CSS.
Sem dúvida é muito mais simples trabalhar com templates, porém o site fica limitado a aquilo que foi estipulado pela plataforma, não havendo espaço para inovações. Em contrapartida, a configuração do Html + CSS permite infinitas possibilidades, mas requer a contratação de uma agência especializada ou a criação de uma equipe interna.
Disponibilidade
Existem alguns fornecedores de plataformas que já oferecem o serviço de hospedagem do site e outras que exigem a contratação de um servidor externo. Para aquelas em que a hospedagem já está inclusa, é importante verificar a disponibilidade (SLA), que representa a porcentagem do tempo que a plataforma garante que o site ficará no ar.
Quanto maior esse percentual, melhor. Outro ponto a se analisar é a escalabilidade. A hospedagem deve ser capaz de se adequar rapidamente ao aumento no volume de acessos de acordo com a sazonalidade, evitando que o site fique fora do ar em períodos importantes como o natal.
Integração
Para que todas as etapas do e-commerce sejam realizadas corretamente, as plataformas precisam se integrar com outros sistemas que realizam funções específicas.
Entre os mais comuns temos: gateways, ERPs, correios e transportadoras, redes sociais, sistema anti-fraude, certificados de segurança, entre outros. É um ponto crítico, pois determina o leque de outros fornecedores que poderão ser contratados.
É possível realizar novas integrações caso determinado sistema ainda não seja, mas é necessário verificar a cargo de quem ficará esse processo, se haverão custos adicionais e o prazo necessário.
Abordei apenas alguns dos pontos a serem analisados durante o processo de escolha da plataforma, outros pontos serão tratados futuramente. Vale lembrar que é o planejamento realizado anteriormente que vai nortear toda a escolha da plataforma.
Primeiramente é preciso destacar e avaliar todos os elementos indispensáveis para o seu e-commerce, pois só assim é possível descobrir qual a solução mais adequada. O principal ponto é evitar que você descubra futuramente, e tardiamente, que a plataforma escolhida não oferece um elemento chave para o negócio.
Por Alan Pascotto no Blog do E-commerce