5 fatos do Twitter que PMEs precisam saber
Uma das conclusões mais importantes da nova pesquisa de mercado conduzida pela Chadwick Martin Bailey acompanhou os hábitos de aproximadamente 1,5 mil consumidores do Twitter, com idade acima de 18 anos. O estudo foi patrocinado pela Constrant Contract, empresa de marketing online focada em pequenas empresas. A empresa publicou dez conclusões que tirou a partir das informações da pesquisa e as publicou em seu site Social Media Quickstarter.
Assim, as recentes descobertas do Facebook, misturadas e combinadas, foram resumidas em cinco dicas principais para pequenas e médias empresas – PMEs. Nesse caso, a brevidade é uma virtude, certo? Então Mark Schmulen, gerente-geral de social mídia da Constant Contact, foi convidado para compartilhar seus pensamentos:
Seguidores da marca são seletivos e leais
Similar ao Facebook, a noção de que os seguidores são “baratos”, pode parecer mentira quando se trata da marca Twitter. Quase 80% dos usuários seguem menos de 10 marcas e tendem a ser fiéis a elas; três em cada quatro nunca deixaram de seguir uma determinada marca. “Pessoas não seguem certas marcas à toa”, acredita Schmulen. “E ao escolher são muito seletivos.”
Seguidores do Twitter são mais propensos a recomendar e comprar
Usuários do Twitter têm evitado clichês de tweets com vendas. No entanto, 60% dos usuários são mais propensos a recomendar as marcas que seguem, sendo que metade dos seguidores são mais propensos a comprar. Esses pontos, em particular, apontam para a força da marca Twitter como meio de conectar clientes atuais em vez de buscar novos. “Eu sou consumidor da companhia” foi a primeira razão que os usuários responderam para seguir uma empresa no Twitter (64%).
“É importante ter foco nos consumidores existentes em vez de se concentrar na aquisição de novos”, relatou Schmulen. “Os clientes existentes tendem a gastar mais, e o mais importante é que consumidores satisfeitos contam para os amigos.”
Seguidores querem saber
Usuários não querem promoções ou acordos com a marca que seguem. Eles querem informações. “O cliente quer ser o primeiro a saber as novidades da marca.” Esta foi a segunda maior razão para os consumidores seguirem uma marca (61%), depois de “eu sou cliente”, seguido de “para receber promoções e descontos” (48%).
“Muita gente acredita que as pessoas seguem uma marca no Twitter apenas para receber desconto”, disse Schmulen. “Essa é apenas uma das razões, não a principal razão.”
Seguidores estão mais propensos a ler – em vez de tweetar sobre as marcas
O fato de os seguidores da marca não postar tweets, não significa que são insignificantes: 84% dos seguidores leem tweets postados pela marca, e apenas 23% dos tweets são sobre a marca, ou seja: a difusão de conteúdo continua crítica. “Eles consomem a informação”, disse Schmulen.
Seguidores estão interagindo mais com as marcas
Embora a maioria dos usuários não interaja com as marcas no Twitter, essa interação parece estar aumentando. Atualmente um em cada três interage com as marcas que. Schuman atribui que o Twitter é relativamente novo e a plataforma é correspondente a inexperiência da sua base de usuários. Os dados da Chadwick Martin Bailey, por exemplo, revela que pouco menos da metade dos consumidores usa o Twitter por menos de um ano.
“Pessoas começam a superar a curva de aprendizagem do Twitter”, disse Schmulen. “É preciso um pouco de tempo para incorporar o Twitter a sua rotina”.
Em particular, ele disse que os usuários sentem-se mais confortáveis monitorando as ferramentas sociais, listas, e outros métodos que filtrem as informações para encontrar valor, assim, eles podem se tornar mais interativos com as marcas que optam seguir. “Twitter é simples e fácil de usar, mas até você descobrir como integrá-lo em sua vida, pode demorar muito”, ensinou Schmulen.
Fonte: Information Week