As Oportunidades na Web

As oportunidades na Web estão provocando uma verdadeira revolução em termos de empreendedorismo, na medida em que deixam praticamente todos no mesmo patamar de crescimento.

As oportunidades na Web – Onde o sol nasce para todos

Nosso assunto de hoje são as Oportunidades na Web, um assunto cada vez mais quente em qualquer roda de discussão sobre empreendedorismo.

Graças à internet, a frase “tamanho não é documento” cabe muito bem para o varejista que decide apostar neste canal.

Pequenas, médias e grandes empresas que partiram para as vendas online perceberam que os benefícios desta escolha ultrapassaram os limites da web e melhoraram os seus processos, favorecendo todos os canais em que a empresa atua.

Independente do tamanho da empresa, desde que seus processos funcionem eletronicamente, qualquer varejista pode obter sucesso com a sua operação. E isso é um e-commerce de verdade! Afinal, o “E” do e-commerce remete a “eletrônico” e utilizar a internet como canal de vendas apenas faz parte disso!

Já o “i-commerce” sim é a venda online e há um bom tempo não anda sozinho. Afinal, muitos já acordaram para o fato de que o cliente é multicanal e por isso a convergência é a nova lei.

O endereço da empresa na web é o único que nunca muda. Além disso, quando bem explorada, a internet possui potencial para gerar demanda maior tanto para a loja virtual como para qualquer outro canal de atuação.

Mas a loja online deve fazer parte da estratégia central da empresa, pois ela faz o link entre todos os canais e obriga a empresa a se profissionalizar.

Uma loja online fica aberta 24h por dia, sete dias por semana, para todo o território nacional (e, por que não, para todo o mundo?) sem que seja necessária grande intervenção humana.

Negócios voltados para pessoas

Mas se ilude quem pensa que pessoas não são importantes neste processo. Muito pelo contrário! Em seu livro Marketing 4.0, Philip Kotler chama atenção para a importância das pessoas nos novos modelos de negócios.

Ter processos eletronicamente funcionando é importante, pois assim a máquina cuida da parte chata e as pessoas podem se preocupar em gerar relacionamento com os clientes por meio de diversas plataformas, além de ocupar seu tempo com tarefas criativas.

Além disso, por falar em relacionamento com o cliente, o mesmo comporta-se de forma diferente quando compra pela web e exige mais agilidade, confiança e qualidade. Mais um motivo para nenhuma empresa entrar nessa sem boa preparação.

Com toda esta exigência do público e potencial de negócios, qual empresa consegue manter-se no mercado sem investir muito em tecnologia, processos e pessoas?

E falando destes três itens, com todos alinhados, basta definir metas que, proporcionalmente, pequenos e grandes possuem a mesma chance.

Para os pequenos que começam agora, a vantagem é a velocidade que conseguem mudar as coisas. Por isso, acreditem: ao abrir as portas da sua empresa na internet tudo vai mudar a toda hora.

A internet está organizada em rede, sem hierarquia e num ritmo violento! Você piscou e já precisa tomar uma decisão imediata e eficiente. Isso para as grandes empresas é um parto!

Os pequenos já podem começar trabalhando em rede internamente desde o começo e tudo fica mais fácil. Fora que a prática com as novas plataformas de interação social – Twitter, blogs, Facebook, Instagram e etc – é maior em equipes novas.

Afinal, neste estágio a burocracia do departamento de tecnologia ainda não tomou conta.

Em contrapartida, as grandes já possuem marcas bem definidas e cativas do público. Muitas vezes, inclusive, elas nem têm noção de que seus produtos já são comercializados na internet.

Por isso que ter o seu ponto oficial de vendas e relacionamento online é tão importante. Dá um trabalho danado construir uma marca e conquistar confiança.

Por isso, os grandes possuem anos de vantagem neste sentido! Isso falando apenas de empresas do bem. Caso contrário, meus amigos, vale mais a pena consertar as coisas dentro de casa antes de se arriscar. A internet não perdoa!

Diante do que foi apontado, percebam que o e-commerce não é um segmento como muitos alegam. Pra falar a verdade, em pouco tempo será redundante falar sobre “comércio eletrônico”, pois as empresas que não investirem naqueles três itens que citei estarão com seus dias contados.

A venda online cresce muito. As lojas virtuais faturaram R$ 60 bilhões em 2017 e já se fala em um faturamento em torno de R$ 70 bilhões para este ano.

É mole ou quer mais? Vai começar a pensar de forma digital ou deixar este bonde passar? Cuidado que ele não passa, ele voa, e as oportunidades na web nem sempre voltam a aparecer.

Por Lígia Dutra

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Negócios Online

Erros de Afiliados que acabam com o negócio Existem alguns erros de afiliados que simplesmente têm a capacidade de acabar um negócio que pode ser...

Mais Lidos em Negócios Online

Últimas Publicações

Buscar no Site