Como Escolher a Franquia Ideal Para Você Investir e Ter Sucesso?
Saber como escolher a franquia ideal é um dos maiores desafios para quem deseja entrar neste tipo de negócio, já que o mercado brasileiro oferece diversas de opções para quem deseja investir em uma franquia.
O problema é que embora esta variedade de opções ajude os empreendedores a encontrarem a marca ideal para o seu perfil, chegar à conclusão do processo de escolha é um caminho longo e tortuoso.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o Brasil contava com 3.311 redes de franquias em 2023. Isso significa mais de 3 mil opções de franquias para investir em diversos segmentos e com variadas faixas de investimentos.
Na hora de escolher a marca, não basta ficar de olho no investimento exigido para a abertura de uma unidade.
Ainda que as franquias baratas sejam opções atrativas, que permitem investir com baixo capital é fundamental ficar de olho nos detalhes e fazer uma análise profunda antes de tomar a decisão final – uma análise não só da marca, mas também da região e do próprio perfil do investidor.
O sucesso de uma franquia acontece quando todos estão cientes de suas obrigações e do papel que desempenham para o desenvolvimento do negócio.
Não adianta de nada a franqueadora oferecer um modelo de negócio atrativo, produtos e serviços que garantem um excelente lucro, oferecer suporte em todas as áreas ou qualquer outra ferramenta que venha a potencializar o resultado da operação, se o franqueado não dispuser da dedicação e esforços necessários para fazer o negócio acontecer.
Saber como escolher a franquia ideal envolve também verificar se ela se encaixa no perfil do empreendedor e se tem o potencial para atender às expectativas do franqueado.
Isso irá fazer toda a diferença em termos de desempenho do negócio, pois no final das contas, dedicar-se ao trabalho é muito mais fácil quando o empreendedor gosta do que faz.
Neste cenário, a postura assumida pela franqueadora também vai impactar no sucesso das unidades franqueadas, o que torna ainda mais crucial a escolha acertada da rede em que se vai investir.
As redes de franquias que conseguem obter os melhores resultados são justamente as que conseguem conquistar um engajamento amplo dos franqueados.
Ter um planejamento consistente, compartilhar a visão de onde se quer chegar, o que precisa ser feito e o porquê, gera um senso de pertencimento a todos os envolvidos.
Principais dicas sobre como escolher a franquia ideal
Tendo todos estes aspectos em vista, reunimos nesta matéria algumas das principais dicas sobre como escolher a franquia ideal, entre elas:
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- Avaliação do perfil empreendedor do candidato a franqueado
- Escolha do segmento de atuação da franquia
- Análise da viabilidade da região de instalação da franquia
- Escolha da marca franqueada para o seu projeto
- Análise do grau de maturidade da franquia
- O modelo de negócio oferecido pela franquia
- Aspectos jurídicos do negócio
Vejamos então cada um destes itens, para que você possa escolher a melhor franquia para começar o seu negócio.
1 – Como escolher a franquia ideal: Começando pela autoanálise
Como escolher a franquia ideal? A resposta começa com você: uma análise profunda do seu perfil como empreendedor.
O primeiro passo para encontrar a franquia perfeita é entender quem você é e quais são suas características.
Analisar suas próprias características é algo que não pode ser esquecido no processo de investimento em franquia.
Essa análise vai além de contribuir para a seleção de um setor e de uma marca. Ela ajuda você a entender melhor suas expectativas e forma de trabalho no dia a dia.
Um bom franqueado começa com uma autoanálise sobre seus pontos fortes e fracos para adentrar no segmento pretendido, o quão disposto ele está em dedicar esforços para tocar aquela operação diariamente e a identificação com a marca e o negócio.
Nessa análise de perfil, busque compreender o que você espera da rotina e da marca em si para, depois, conseguir elencar prioridades na seleção de redes. Pergunte-se:
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- Qual é o capital que você tem disponível para investir no projeto?
- Qual a sua disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio?
- Qual tipo de trabalho prefere executar? Atendimento ou gerenciamento?
- Quais são as suas habilidades e conhecimentos técnicos mais relevantes?
- Qual é a sua expectativa de faturamento nesse negócio?
Com seu perfil delineado, você consegue delinear também aquilo que procura nas marcas e, consequentemente, pode tomar uma decisão mais consciente e adequada à sua realidade.
2 – Definindo o segmento ideal para sua franquia
Uma das respostas para a dúvida sobre como escolher a franquia ideal é ter uma noção clara e conhecimento no segmento em que você fizer a opção por atuar.
Entender o segmento de atuação da franquia é crucial para o sucesso do seu negócio. O setor escolhido impactará diretamente na sua rotina de trabalho, nas opções de marcas e no desempenho do negócio.
Como escolher a franquia ideal é tomar uma decisão de longo prazo, essa etapa exige muita pesquisa e uma análise cuidadosa.
Segundo a classificação adotada pela Associação Brasileira de Franquias – ABF, o franchising brasileiro está dividido em 12 segmentos:
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- Alimentação
- Casa e Construção
- Comunicação
- Informática e Eletrônicos
- Educação
- Entretenimento e Lazer
- Hotelaria e Turismo
- Limpeza e Conservação
- Moda
- Saúde, Beleza e Bem-Estar
- Serviços Automotivos
- Serviços em Geral
Ao analisar cada segmento, o investidor precisa se perguntar: qual setor o atrai mais?
Como escolher a franquia ideal entre essas opções, levando-se em conta as suas habilidades e experiência.
Em seguida, é fundamental analisar dados e características deste mercado para entender o desempenho do ramo de forma geral.
3 – Analisando a viabilidade da localização da franquia
Como escolher a franquia ideal? A resposta também depende de entender a viabilidade da localização do seu negócio.
Definir o segmento ideal é apenas o primeiro passo. Agora, é hora de analisar o potencial do mercado na sua região.
Essa etapa é crucial para entender se o ramo escolhido realmente tem espaço na sua cidade.
Em grandes cidades e capitais, é comum que o mercado já conte com diversas unidades de franquias.
Nesse caso, é importante avaliar se o segmento não está saturado e se for o caso pensar em uma outra opção.
Já nas cidades pequenas, o maior problema pode ser o baixo potencial para absorver alguns tipos de negócio, seja pela falta de público ou pelas limitações habitacionais impostas pelas redes.
Para analisar a viabilidade da localização, o candidato deve levantar as seguintes informações sobre o local da cidade onde ele pretende implementar a sua unidade franqueada:
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- Quais seriam seus principais concorrentes na área;
- Qual deles tem uma força de marca maior;
- Quais os pontos fortes e fracos de cada um deles;
- Quais os motivos que fazem um ter mais e o outro menos sucesso;
- Quais as oportunidades e as ameaças que o mercado local pode oferecer.
Este conjunto de informações irá ajudar bastante na hora de analisar a viabilidade de escolher a localização do negócio.
4 – Encontrando a marca perfeita
Como escolher a franquia ideal? Após definir o segmento e analisar a viabilidade da localização, chega a hora da escolha mais importante: a marca. Como escolher a franquia ideal sem dar o peso devido a marca? Não faz sentido, concorda?
A escolha da marca no universo das franquias brasileiras é certamente a etapa mais demorada e que irá requerer um maior tempo de estudo.
Além de pesquisar cada detalhe e informação sobre as marcas pelas quais se interessa, o investidor ainda pode precisar entrar em contato direto com as redes, participando de conversas e apresentações.
Para ajudar você ajudar a encontrar a marca ideal, é importante analisar os seguintes pontos:
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- O histórico e a reputação da marca no mercado;
- Posicionamento dos produtos e serviços pela marca no mercado;
- Grau de domínio da franqueadora sobre esses produtos e serviços;
- Qual o suporte operacional que a franquia oferece a seus franqueados;
- Qual é o nível de satisfação dos franqueados atuais e ex-franqueados da rede;
- Quais são as taxas cobradas, como a taxa de franquia, royalties e taxa de propaganda;
- Grau de viabilidade financeira da franquia e sua estrutura.
Com uma análise criteriosa, você estará pronto para dar o próximo passo na sua jornada empreendedora.
5 – Analisando a maturidade da rede
Entender o grau de maturidade da franquia também é fundamental para tomar a decisão certa para o dilema de como escolher a franquia ideal.
Enquanto algumas franquias possuem centenas ou milhares de franqueados espalhados por todo o Brasil, outras acabam de ser lançadas e ainda não têm grande cobertura de território ou experiência comprovada.
É comum encontrar franqueadoras que possuem poucas unidades e até mesmo aquelas que têm somente a própria franquia.
Isso não é necessariamente um ponto negativo; pode até ser uma oportunidade de construir junto com o franqueador uma rede de sucesso, pois tende a ser um aprendizado por ambas as partes.
Marcas recém lançadas podem proporcionar benefícios como descontos, possibilidades de pagamento diferenciadas, exclusividade ou preferência de área e relacionamento mais próximo, por exemplo.
Mas é essencial verificar se a rede tem potencial para se sustentar no longo prazo, mesmo com a falta de experiência em franchising.
6 – Definindo o modelo de negócio
Como escolher a franquia ideal? Além dos aspectos já abordados, o desafio também envolve a avaliação dos modelos de negócio que a franquia oferece.
É possível encontrar modelos de lojas, quiosques, franquias móveis (como as de delivery ou food trucks), franquias virtuais e de trabalho home based.
A escolha do modelo de franquia deve levar em conta o perfil do interessado, o capital disponível para investir e os objetivos com o negócio.
Quem prima por alto faturamento e tem disponibilidade maior de investimento pode encontrar nas lojas a melhor opção.
Lembre-se: a escolha do modelo de negócio ideal é fundamental para o sucesso da sua franquia!
Já para quem deseja uma franquia para trabalhar em casa, conciliando o trabalho com outras atividades, os modelos home based e virtuais são excelentes opções.
7 – Analisando os aspectos jurídicos
Com todas as informações em mãos e o interesse na marca crescendo, o candidato deve solicitar tanto o Contrato de Franquia quanto a Circular de Oferta de Franquia – COF. Essa etapa é crucial para o processo de decisão.
É fundamental confrontar o que foi dito em reuniões e apresentações anteriores com o conteúdo presente da COF, que já é um documento com validade jurídica.
A COF traz informações detalhadas sobre a franquia, como:
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- Modelo de negócio
- Taxas e custos
- Histórico da marca
- Apoio e treinamento oferecido
- Obrigações e direitos do franqueado
Com a COF em mãos, o investidor tem, segundo a Lei das Franquias, dez dias para avaliar o documento e decidir se assina ou não o contrato final, só então pagando a primeira taxa à franqueadora.
Não dar a devida atenção aos aspectos jurídicos do negócio é um dos maiores erros de quem investe em franquias. Por isso, não caia nessa armadilha.
Além da COF, o ideal é que o interessado procure também informações com outros franqueados da rede pretendida – a própria COF trará uma listagem completa de franqueados e seus contatos.
Pergunte sobre a prática do negócio e confirme se as promessas e dados passados pela franqueadora se refletem na realidade, aproveitando para esclarecer dúvidas e conhecer de perto uma unidade da franquia.
Com todas essas informações, vencer o desafio de como escolher a franquia ideal será bem mais fácil.
Você estará mais preparado para tomar a decisão final e dar o primeiro passo rumo ao sucesso no franchising!
Vale deixar claro que todo o processo de escolha e análise de uma franquia pode ser feito com a ajuda de um profissional, reduzindo os riscos de quem investe.
Agora que você já sabe como escolher a franquia ideal, seu processo decisório certamente ficará mais fácil. Se você tiver alguma dúvida, deixe sua mensagem na área de comentários e teremos prazer em ajudar.
A Melhor Forma que eu Acho pra começar com uma Franquia de sucesso é a escolha do Segmento. Parece obvio mas muita gente ainda se perde.
Exato Daniel. Um segmento que já esteja consolidado e bem desenvolvido é fundamental na hora de escolher a franquia ideal.