Marketing Digital Para Franquias em 2021
Nos dias de hoje, o marketing digital para franquias ganha cada vez mais destaque, já que a maior parte da comunicação entre marcas e consumidores se dá no ambiente online.
Por mais antagônico que possa parecer, a crise causada pela pandemia do COVID-19 deu um empurrãozinho a mais nesta tendência, em função da mudança de comportamento dos consumidores.
Na medida em as pessoas passaram a sair menos, o marketing digital para franquias ocupou a lacuna deixada pela estratégia de marketing de display das vitrines em lojas de rua ou localizadas em shoppings.
Com isso, várias redes de franquias e franqueados, que até aqui vinham postergando sua imersão no universo digital, passaram a ter uma atuação mais agressiva em termos de marketing digital.
Para 2021, prevemos um avanço significativo em termos de marketing digital para franquias, pois o display ou marketing digital focado exclusivamente em Branding, será necessário “correr atrás” dos consumidores.
Não se trata mais de apenas deixar que os clientes venham às unidades franqueadas para verem seus produtos e serviços. As franquias precisarão apresenta-los nos canais digitais, e fazer isso de maneira muito profissional.
Opções de marketing digital para franquias
Abaixo vamos listar algumas das principais estratégias de marketing para franquias, tentando dar uma visão ampla, que satisfaça tanto a franqueadores quanto a franqueados.
1 – Planejamento e definição de estratégias
O primeiro passo em termos de marketing digital para franquias é determinar seus objetivos, através da criação de um planejamento estratégico principal, que vai depender da posição em que se está: franqueador ou franqueado.
Entre estes objetivos podemos destacar:
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- Branding – Reconhecimento de marca;
- Se destacar em buscas amplas realizadas em ferramentas de busca;
- Se destacar em buscas locais realizadas nos grandes buscadores;
- Criação de laços de relacionamento com clientes;
- Conquistar uma fatia maior do mercado;
- Montar um sistema de atendimento ao consumidor online.
O instrumento para isso é justamente a elaboração de um plano de marketing digital, onde fazemos uma análise do ambiente em que a marca está inserida, o público-alvo que ela deseja impactar e a Persona de Marketing.
No caso do marketing digital para franquias, devemos ter duas versões para este planejamento. O primeiro, com foco na marca em si, ou seja, o franqueador, que irá traçar as diretrizes estratégicas principais.
A segunda versão é o plano de marketing digital para os franqueados, que terá objetivos e abordagens diferentes, mas sempre alinhados ao plano de marketing central, para que não se criem situações de conflito ou redundância.
Em resumo, a criação de um plano de marketing para franquias é fundamental para se ter sucesso nesta modalidade de divulgação.
Para saber mais sobre este importante primeiro passo, sugerimos que você leia o nosso artigo Plano de Marketing Digital Para Franquias.
2 – Definição do mix de canais a serem utilizados
Outro ponto importante em termos de marketing digital para franquias está na determinação dos canais digitais e serem utilizados em suas ações de divulgação.
As estratégias de marketing digital adotadas vão depender muito do modelo de negócio. Por isso a seleção dos canais de marketing a serem utilizados variam muito de setor para setor, e também da dimensão em que se está trabalhando.
No marketing digital para redes de franquias como um todo, o branding e divulgação de promoções sazonais e lançamentos seriam seus objetivos principais já que seu foco é no reconhecimento de marca e promoção de eventos.
Por isso, ações de marketing através da rede de display do Google Ads, por exemplo, são as mais indicadas, pois promovem uma ótima exposição da marca em diversos sites e blogs parceiros do Google.
Já nas redes sociais, plataformas como Facebook Ads e Instagram Ads são as mais indicadas, por sua capacidade de segmentação de público por características demográficas e interesses.
3 – Marketing de busca para franquias
Outra área do marketing digital para franquias que merece uma atenção especial é o marketing de busca, uma das principais ferramentas de marketing digital nos dias de hoje.
Ser encontrado nas pesquisas feitas nos grandes buscadores é fundamental para qualquer tipo de negócio, e em termos de marketing digital para franquias não haveria de ser diferente, mas possui uma estratégia diferenciada para franqueadores e franqueados.
Mais uma vez, no caso dos gestores de redes de franquias, o objetivo principal, como dito anteriormente, deve ser o de exposição da marca, ou seja, ser listada em pesquisas feitas por palavras-chave relacionadas aos seus serviços e produtos.
Neste caso, as técnicas de Search Engine Optimization – SEO, em seus diversos níveis, e links patrocinados são fundamentais, pois são as grandes responsáveis por esta exposição nas pesquisas.
Já no caso dos franqueados, principalmente em se tratando de SEO, a estratégia é totalmente diferente, pois o principal objetivo deve estar focado nas buscas locais, já que na maioria dos casos, os franqueados possuem restrições geográficas.
Neste caso o marketing digital para franquias na área de buscas, deve ser focado em SEO Local e um especial destaque para o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que oferece um excepcional grau de exposição quando utilizada da maneira correta.
4 – Marketing digital de franquias nas redes sociais
Falar em marketing digital para franquias sem mencionar as redes sociais é praticamente impossível, principalmente porque hoje em dia esse é um dos principais canais de comunicação com o público.
Neste caso específico, este canal funciona de duas formas diferentes e com estratégias específicas:
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- Marketing de Relacionamento – Usar as mídias sociais para criar laços de relacionamento, fidelização e atendimento com os clientes atuais da marca;
- Marketing de Produtos e Serviços – Fazer a divulgação da marca, seus produtos e serviços, de forma segmentada nas maiores redes sociais, como Facebook e Instagram.
Uma das grandes vantagens do marketing para franquias nas redes sociais é a possibilidade de segmentação extrema na hora de veicular seus anúncios.
Filtros demográficos e de interesses fazem parte do verdadeiro arsenal de recursos que as pequenas empresas possuem para otimização do investimento em marketing digital, selecionando para quem seus anúncios serão exibidos.
O importante é ter uma presença profissional, com uma estratégia de marketing para redes sociais bem definida e alinhada às outras diretrizes de divulgação online. Nada de “postar por postar”, mas sim fazer publicações com um objetivo bem definido.
5 – Flexibilização por parte dos franqueadores
Uma das principais tendências do marketing digital em 2021 é justamente ver o marketing online sendo feito pela própria empresa, acrescentando assim mais da cultura do negócio às suas campanhas.
O problema em termos de marketing digital para franquias é que muitas redes cerceiam de forma exagerada a atuação dos franqueados, prevendo proibições inclusive na Circular de Oferta de Franquia ou então no Contrato de Franquia.
Isso faz com que estas ações fiquem um pouco, ou as vezes muito engessadas, como já tivemos a chance de ouvir de alguns participantes de nossos treinamentos, que buscavam alavancar seus negócios através de uma presença mais atuante nos meios digitais.
É certo, como já dissemos anteriormente, que as campanhas de marketing online das redes de franquias sejam unificadas, em termos de identidade visual e linguagem, mas flexibilizar algumas regras traria uma grande vantagem para a marca como um todo.
Tendo mais oportunidades de fazerem suas próprias campanhas, os franqueados poderiam agregar muito valor à comunicação da marca, por terem condições de fazer uma mais eficiente com os clientes regionais, através de processos de segmentação de marketing.
O marketing digital para franquias será cada vez mais exigido, e podemos garantir que quando feiro de forma profissional, trará um retorno significativo, tantos para franqueados quanto para as redes de franquia como um todo. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing