Franquias de Cosméticos e Perfumaria

Franquias de Cosméticos e Perfumaria – Uma análise do setor

O segmento de beleza, onde se enquadram as franquias de cosméticos e perfuraria, segundo dados da Associação de Brasileira do Franchising – ABF, foi um dos que mais cresceu nos últimos anos.

No ano de 2015, o faturamento das franquias deste setor, apresentou um crescimento de 8%, correspondendo atualmente a 18% do faturamento total do setor de franchising brasileiro.

Se formos levar em consideração a inflação no período, veremos que na verdade, expurgados os efeitos inflacionários, o setor de franquias de cosméticos e perfumaria na verdade apresentou uma queda real de 2,4% sobre o mesmo período do ano anterior.

Se compararmos ao setor como um todo, o resultado não é ruim, já que segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec, o setor em geral teve uma queda real de 8% em seu faturamento.

Podemos creditar esse desempenho à crise econômica brasileira, que afetou a indústria e comércio como um todo, mas mesmo assim, se comparado a outros segmentos do franchising brasileiro, podemos dizer que o crescimento do setor de franquias de cosméticos e perfumaria foi um resultado louvável.

Panorama do setor de franquias de cosméticos e perfumaria

O setor de franquias de cosméticos e perfumaria é sem sombra de dúvida, um dos mais promissores do mercado brasileiro, e por isso mesmo, um dos mais procurados pelos empreendedores que tem no franchising o ponto de partida para os seus negócios.

O nosso mercado nessa área é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. O público brasileiro é responsável por 10% do consumo mundial desse tipo de produto. Esses são dados que tornam esse setor, presença obrigatória na hora de analisar o investimento em franquias.

O fato é que a mulher brasileira é extremamente vaidosa e isso se reflete no desempenho não só das franquias de cosméticos e perfumaria, como também no setor de franquias de beleza e estática, outro campeão de desempenho no Brasil.

Mesmo com esse tropeço, que podemos creditar muito mais à crise que se abateu sobre o país do que ao negócio em si, acreditamos que o setor de cosméticos e perfumaria continua sendo uma boa opção para o empreendedor que deseja iniciar seu negócio.

Um dado que confirma essa nossa opinião é a chegada de diversas marcas estrangeiras ao Brasil, atraídas pelo tamanho do mercado e pelas oportunidades existentes por aqui. São marcas fortes e consolidadas que sabem muito bem onde investem seus recursos.

Como investir em franquias de cosméticos e perfumaria

A queda no faturamento do setor em função da crise econômica é uma característica do setor de perfumaria e cosméticos. O setor é sensível aos solavancos da economia, mas nos últimos eventos parecidos com o que estamos vivenciando, observamos que também apresenta uma resistência muito grande.

As pesquisas mostram que o público brasileiro gasta em torno de 2% do seu orçamento doméstico com cosméticos, perfumaria e artigos de higiene pessoal. Isso faz com que o setor tenha um confortável “colchão” para absorver os impactos da crise.

Uma outra característica do setor de franquias de cosméticos e perfumes é que ele responde de forma imediata à melhora do cenário econômico. Isso faz com que o investimento neste tipo de negócio se torne bastante atraente neste momento, quando já se fala em termos atingido o “fundo do poço” em termos de crise.

Alguns aspectos a serem analisados

Para quem está pensando em investir no setor de franquias de cosméticos e perfumaria, existem algumas características do negócio que devem ser levadas em consideração. A primeira delas é o alto grau de competitividade que irá encontrar.

A concorrência é muito acirrada, com dezenas de marcas disputando por uma fatia do mercado. Por isso, é prudente pensar em se associar a marcas mais fortes e consolidadas no mercado, para reduzir os riscos do negócio. Marcas menos conhecidas ainda terão que lutar muito por uma participação mais significativa.

Embora as marcas mais fortes, como O Boticário e outras, tenham custos de franchising, como taxa de franquia e royalties mais elevados, o retorno do negócio tende a se dar a mais curto prazo, o que equilibra a equação financeira do investimento.

Outro ponto a ser considerado na hora de investir em franquias de cosméticos e perfumaria, é que muitas marcas utilizam outros canais de distribuição, como a venda de porta em porta através de representantes e também a venda pela Internet.

Isso pode criar um ambiente de desequilíbrio em termos de concorrência, que pode acabar por inviabilizar o negócio. Portanto, é importante analisar os outros canais de distribuição e o impacto que isso pode ter sobre o seu negócio.

Além disso, é preciso também analisar o investimento em marketing feito pelo franqueador, pois esse é um segmento onde é preciso contar com um forte apoio de divulgação através de diversos canais, como televisão e Internet.

Perfil de investimento em franquias de perfumaria e cosméticos

Observadas as diferenças e características entre as opções de franquias do setor de cosméticos e perfumes, podemos estabelecer o seguinte perfil para o investimento em empresas neste setor, com base em pesquisa realizada pela Serasa Experian:

  • Capital inicial necessário – De R$ 4,5 mil a R$ 510 mil
  • Necessidade de capital de giro – De R$ 1,5 mil a R$ 850 mil
  • Taxa de franquia – De R$ 5 mil a R$ 80 mil
  • Prazo de retorno do investimento – De 6 a 36 meses
  • Área da loja – De 2 a 200 m2
  • Número de funcionários – De 2 a 12
  • Lucro esperado sobre as vendas – 21,1 %

Como você pode constatar, o setor de franquias de cosméticos e perfumes é um dos mais atraentes do mercado brasileiro, e por isso, é presença obrigatória da lista de opções de qualquer empreendedor que deseja iniciar o seu negócio próprio através de uma franquia.

Por Maria Paula no Guia de Franquias Brasil

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Franquias

Franquias Automotivas - Conheça as Principais Opções do Mercado O mercado brasileiro de franquias automotivas tem se expandido significativamente, representando uma oportunidade atrativa para empreendedores...

Mais Lidos em Empreendedorismo

Últimas Publicações

Buscar no Site