O desafio de virar empreendedor

O desafio de virar empreendedor

Empreender. Caminho certo para muitos, sucesso para poucos. Sair da faculdade e abrir o próprio negócio parece tentador, mas a distância entre formação profissional e experiência em administrar uma pequena empresa é longa e pode esconder surpresas desanimadoras como falta de verba, problemas de produção, maus investimentos e marketing sem foco. Para resolver essa equação, o Desafio Sebrae, cujas inscrições começam no próximo dia 6 de abril, oferece a possibilidade de estudantes de nove países da América Latina, incluindo o Brasil, criarem e administrarem suas próprias empresas, tomando decisões de fabricação, distribuição, publicidade, logística e comercialização dos seus produtos.

Participar do jogo, que pode ser baixado em qualquer computador, é simples. Basta estar matriculado em algum curso de graduação sequencial ou de formação tecnológica presencial, semipresencial e a distância em alguma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e se inscrever através do site www.desafio.sebrae.com.br. O cadastro custa R$ 50 por equipe. Na edição de 2011, todos os jogadores irão comercializar bicicletas. ´Você não precisa nem ter internet para jogar. Basta baixar o software em uma lan house e aguardar o início da competição, que começa em maio`, informou o presidente do Sebrae, Luiz Barreto.

Como funciona o jogo do Desafio Sebrae

Na primeira fase do desafio, as equipes – que podem ter de três a cinco competidores -, devem criar o nome da empresa e escolher o tamanho da fábrica. Após essa introdução, o jogo fica bem mais complexo e os jogadores começam a analisar currículos para contratação de funcionários, comprar insumos para a produção, definir os tipos de marketing e quanto dinheiro será investido em cada um (mala direta, folhetos, internet, etc). O próprio jogo fornece informações dos conceitos e do mercado, com guias, e-mails, matérias e relatórios.

´A ideia é que os jovens tenham uma oportunidade de colocar sua criatividade em prática, do seu jeito, e ver o resultado.Com o jogo, os futuros empreendedores conseguem desenvolver uma visão sistêmica de uma organização`, diz Marcelo Cunha, um dos coordenadores.

As finais ocorrem em cinco fases: classificatória estadual, semifinal estadual e final estadual, semifinal e final nacional. Permanecem na competição as equipes vencedoras de cada fase. As premiações são troféu e certificado, para os campeões estaduais na semifinal nacional, um Ipad e bolsas de estudo na Fundação Getúlio Vargas (FGV) para para cada integrante das oito equipes que chegarem à final nacional e uma viagem internacional para a equipe brasileira campeã.

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Eu participei do Desafio Sebrae há alguns anos atrás, quando o tema era comércio de flores. Posso dizer que a metodologia do programa é SENSACIONAL! Imagino que atualmente deva estar melhor ainda. Realmente parece que você está administrando uma empresa real. Uma pena eu já estar formado e ainda não estar cursando nenhuma pós. Recomendo participar do desafio todas as pessoas que pensam em abrir um negócio no futuro.
    Abraço,
    MZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Franquias

Franquias Automotivas - Conheça as Principais Opções do Mercado O mercado brasileiro de franquias automotivas tem se expandido significativamente, representando uma oportunidade atrativa para empreendedores...

Mais Lidos em Empreendedorismo

Últimas Publicações

Buscar no Site