Escritórios sob medida
Para quem acaba de começar um negócio, arcar com os altos custos de manutenção de um escritório nem sempre é uma opção viável. Mas isso não significa que você não pode ter um endereço para colocar no cartão de visitas.
As opções de escritórios flexíveis variam desde pacotes básicos, que incluem recebimento de correspondências e atendimento telefônico, até espaços físicos como escritórios, salas de reuniões e eventos que podem ser alugados sob demanda para pequenos empresários que querem impressionar os clientes sem desequilibrar as contas da empresa.
O modelo garante preços menores por meio do compartilhamento de recursos, infra-estrutura e serviços básicos – que vão desde recepção e limpeza até o cafezinho. Segundo Mari Gradilone, diretora da Virtual Office, a economia pode ser de até 60% em relação ao preço de um escritório convencional. “Além de tudo é pratico. É só entrar e trabalhar”, diz a executiva. Além disso, muitos empreendedores vêem neste formato a possibilidade de fazer contatos e trocar ideias com outros profissionais.
Confira a seguir alguns modelos flexíveis de serviços de escritório disponíveis no Brasil e saiba quais são seus custos médios.
Escritório virtual
O escritório virtual é o serviço mais simples disponível para quem quer dar um ar mais profissional à sua empresa. O serviço básico normalmente inclui um endereço que pode ser usado para correspondência e pode ser complementado com atendimento telefônico, entre outras opções.
Na Virtual Office é possível contratar um pacote básico que dá direito a um endereço comercial para ser colocado em cartões de visita, materiais de divulgação e para abertura da empresa por 180 reais.
O pacote incluindo também atendimento telefônico bilíngüe em horário comercial sai por 280 reais. É possível contratar ainda serviços de secretária sob demanda – que vão desde agendar compromissos profissionais e pessoais até serviços de digitação e agendamento de viagens – por 25 reais a hora.
Virtual Office
Locais atendidos: Rio de Janeiro e São Paulo
Serviços oferecidos: escritório virtual, escritório sob medida, reuniões e eventos
Telefone: 0800-559 533.
Espaço compartilhado
Os escritórios compartilhados – ou espaços de coworking, como também são conhecidos – são espaços abertos onde empreendedores ou profissionais liberais trabalham lado a lado em seus projetos.
O Pto de Contato se define como “uma startup cheia de startups dentro”. A proposta do espaço é reunir empreendedores de áreas diversas em um espaço colaborativo que garante não só a infra-estrutura básica para os empreendedores conduzirem seus próprios negócios, mas também a oportunidade para o networking e a troca de idéias.
Aberto há dois anos em São Paulo, o espaço reúne profissionais das mais diversas áreas, incluindo tecnologia, publicidade e arquitetura, entre outras. Neste mês, o Pto de Contato amplia seu espaço com uma nova unidade. O custo mínimo de utilização do serviço é de 12 reais por hora, incluindo espaço em bancada e acesso à internet, com serviços opcionais como impressão e salas de reunião disponíveis sob demanda.
Pto de Contato
Locais atendidos: São Paulo
Serviços oferecidos: Espaço de coworking, reuniões e eventos
Telefone: (11) 3063-2049
Ecossistema colaborativo
Mais que um espaço compartilhado, o The Hub São Paulo se define como um ecossistema de espaços e serviços para que “gente com idéias inovadoras possa acessar recursos, realizar conexões, produzir e compartilhar conhecimento”. A área é aberta a empreendedores com um objetivo em comum: construir um mundo melhor.
Parte de um projeto global, o espaço abriga empreendedores sociais em um ambiente descontraído e permeado por uma cultura de colaboração.
Os planos de utilização são variados – o mais básico inclui 5 horas mensais de acesso ao local por 50 reais, incluindo internet sem fio, impressora, fax, telefonia, entre outros serviços. O espaço também aluga salas de reunião por 15 reais a hora e salas para workshops por 45 reais a hora.
The Hub São Paulo
Locais atendidos: São Paulo e diversos locais no mundo
Serviços oferecidos: espaço colaborativo para empreendedores sociais, reuniões e eventos
Telefone: (11) 3539 8574
Escritório sob medida
Para empresas que começam a crescer e precisam de um espaço maior ou mesmo para empreendedores que preferem ter uma área mais reservada, o mercado também oferece escritórios sob medida.
A Infinity Officing oferece salas em tamanhos e layouts diversos, em pacotes incluindo móveis, limpeza, manutenção, correspondência, internet, telefonia e infra-estrura compartilhada de banheiros e copa com frigobar, microondas e máquina de café. Acesso a copiadoras, fax e materiais de escritório também é oferecido mediante taxas adicionais. O custo médio inicial para uma sala para um executivo é de 1.500 reais mensais.
Infinity Officing
Locais atentidos: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo
Serviços oferecidos: escritório virtual, escritório sob medida, reuniões e eventos, videoconferência
Telefone: (11) 2111-4111
Salas de reunião e eventos
Para quem quer manter os custos ainda mais enxutos, uma opção é utilizar os escritórios flexíveis apenas para receber clientes e fazer reuniões de negócios. Neste caso, a melhor opção é contratar as salas de reunião avulsas disponíveis na maioria das empresas de escritório virtual.
O custo de uma sala de reuniões básica na BR Offices é de 40 reais a hora para não-clientes (quem contrata os pacotes de escritório virtual, que custam a partir de 150 reais mensais, pode usar a sala por 25 reais a hora). Já a sala de reuniões para até dez pessoas, que inclui recursos de apresentação, custa 240 reais por quatro horas.
Os espaços de escritório alternativos também podem ser opções interessantes para hospedar eventos de pequeno porte para clientes e funcionários. Os serviços adicionais incluem coffee break e recepção aos convidados.
BrOffices
Locais atendidos: Brasília
Serviços oferecidos: escritório virtual, escritório sob medida, reuniões e eventos
Telefone: (61) 4063-8590
Videoconferência
Empresas que atuam em diferentes regiões do país ou que estão atacando o mercado internacional podem aproveitar os recursos de videoconferência oferecidos pelos escritórios flexíveis para manter contato com clientes e parceiros. De acordo com a Regus, a economia com custos de viagem pode ser de até 75%.
O sistema da empresa permite agendar pela internet a melhor data e para sua videoconferência e o layout mais adequado para a sala. O custo mínimo para uma sessão é de 559 reais por hora para locação de sala e equipamento mais o custo da ligação. Os preços variam conforme a sede da reunião virtual.
A Regus possui uma rede de mais de 4 mil salas de videoconferência localizadas em 85 países. No Brasil, a empresa tem sete salas em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Brasília.
Regus
Locais atendidos: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e diversos locais no mundo
Serviços oferecidos: escritório virtual, escritório sob medida, reuniões e eventos, videoconferência
Telefone: 0800-707 3487
Fonte: Exame PME
Gostaria de alugar um escritório por hora, favor enviar valor. E para Belo Horizonte.
Aguardo retorno.
Obrigada.