Atraia mais clientes com serviços complementares
Uma forma eficiente para atração de novos clientes e manutenção dos existentes é a prestação de serviços complementares. Um serviço complementar é um “serviço a mais” que sua empresa oferece e que está atrelado ao serviço principal do seu negócio.
Exemplo: consultoria de maquiagem para as clientes – a maquiagem está atrelada ao serviço núcleo do seu negócio (estética e beleza), assim, ter uma consultora que incentiva suas clientes a se cuidar, de acordo com o seu perfil, é algo a mais a oferecer.
Isso poderia ser feito em parceria com um salão de beleza da região, por exemplo, ajudando a promover o lugar e agregando valor ao seu próprio negócio.
Identifique e resolva os problemas dos seus clientes
Outro exemplo: dog walk ou entretenimento para crianças – se a maioria das suas clientes forem mães ou possuírem cachorro (aí vale avaliar o perfil das frequentadoras, como comentado acima), você pode pensar em um serviço que facilite a vida das consumidoras.
Se elas puderem colocar o passeio diário com o cachorro dentro da rotina de ir à clínica, as clientes poderiam se cuidar, fazer outras tarefas de casa, fazendo com que seu negócio se destaque frente à concorrência. O mesmo vale para o exemplo das crianças, que não precisariam ficar sozinhas em casa e a mãe poderia ‘tomar conta de si’ enquanto alguém de confiança brinca com os filhos dela.
Esses são apenas exemplos para explicar o conceito de serviços complementares, ou seja, outros serviços que estejam atrelados ao negócio principal que você oferece ou que sejam benefícios oferecidos no horário de atendimento. Existem várias alternativas que para pensar e adaptar sem arcar com grandes custos, e que podem fazer a diferença entre você e os concorrentes.
Pesquise e conheça melhor sua clientela
Se existem poucos clientes atualmente, conheça muito bem as frequentadoras e busque saber o que as agradaria além do que já existe. Separe-as por perfis e veja quais serviços complementares podem ser incluídos dentro do seu orçamento (ou mesmo gratuitamente, só com o rearranjo de processos e pessoas). Isso a ajudará a atrair outras consumidoras, já que estará gerindo o serviço a partir da ótica do usuário.
Aliar a introdução de serviços complementares à publicidade e promoções podem ajudar muito o negócio. Uma sessão de drenagem linfática gratuita a clientes que possuam um cartão de fidelidade e estejam em sua quinta visita ou uma sessão de massagem modeladora a quem levar uma amiga ao local são algumas das promoções que podem ser incluídas, desde que os ganhos sejam maiores do que os custos das operações.
E lembre-se sempre de divulgar esse tipo de iniciativa: se as pessoas não souberem que ele existe, como elas poderão adquirir os serviços?
Muito interessante esse seu artigo. Me ajudou muito nos meus projetos.
Meus parabéns!