Desafios do setor de franquias para os próximos 5 anos
Um estudo realizado pela consultoria Rizzo Franchise revela quais são as tendências para os próximos 5 anos no setor de franchising. De acordo com o especialista da consultoria, Marcus Rizzo, o Franchising continuará crescendo e até 2018, o Brasil deverá ter mais de 4 mil diferentes ofertas de franquias, com uma taxa média de crescimento anual de 8%.
“O mercado está se profissionalizando em todos os sentidos, os franqueados e candidatos à franquia estão muito mais bem informados e deverão buscar negócios com maior nível de estruturação e com experiência operacional efetiva. É por isso que crescerão no país as franquias que apresentarem maior profissionalização e especialização de suas operações”, explica Rizzo.
Segundo a pesquisa, além do crescimento do número de novas franquias no mercado, também deve aumentar bastante o número de unidades das marcas existentes. “O índice de produtividade das redes brasileiras é ainda muito baixo – uma média de 76 franquias por franqueador. No mercado americano, que possui 1.500 franqueadores, o número médio de unidades para cada rede é de 670, quase 10 vezes mais”, detalha ele.
O especialista também alerta para as novas exigências do consumidor brasileiro, que impactará diretamente em mudanças para as franquias. Segundo ele, a maior seletividade do consumidor exigirá atenção redobrada dos franqueadores, tais como:
Menos variedade, maior especialização
Grande variedade de produtos ou mesmo extensos cardápios nas franquias de alimentação vão perder espaço. Os consumidores desejam menos opções nos pontos de venda, desde que sejam bem selecionadas e de acordo com suas necessidades e desejos
Localização conveniente
Pressionado com o estresse cotidiano e muitas horas perdidas no trânsito, o consumidor vai buscar cada vez mais negócios próximos de sua casa e que apresentam comodidade e conveniência. Com isso, os deliverys terão grande crescimento.
Experimentação da marca
Consumidores vão optar por negócios que transformem a simples compra em experiência agradável de consumo. Crescerão as redes com lojas bem sinalizadas, que orientam o cliente, com exposição conveniente e informação preparada para facilitar o acesso e o atendimento.
Experiência de consumo
Cada vez mais o atendimento vai fazer a diferença entre negócios que estão se tornando tão iguais. Autenticidade e experiência só terão êxito através de um atendimento de qualidade, que é um dos fatores mais desejados pelo consumidor.