Franquias de lojas virtuais – Uma análise desse modelo de e-commerce
Curiosamente o tema franquias de lojas virtuais tem sido bastante mencionado nos e-mails que recebemos de nossos leitores nos últimos tempos.
No Brasil, como no resto do mundo, a modalidade de franquias virtuais, tem crescido muito nos últimos tempos, e no rastro desse crescimento, tem crescido também o número de franquias de e-commerce.
Como em nosso país esse modelo ainda é relativamente novo, é natural que os empreendedores ainda estejam meio desinformados sobre como funcionam as franquias de lojas virtuais.
Na verdade, se você for pensar bem, o modelo, aos olhos do leigo, é realmente meio estranho, visto que ao contrário do mundo físico, no mundo online, podemos atuar em qualquer lugar do mundo, pelo menos, teoricamente.
Partindo desse princípio, qual seria a vantagem para as empresas em criarem um sistema de franchising de lojas virtuais. Não faz muito sentido, concorda?
As franquia de lojas virtuais e o conceito
Na verdade as propostas de franquias de lojas virtuais disponíveis no mercado atualmente sofrem de uma ligeira crise de identidade, pois se analisarmos o modelo, ele se encontra na verdade em um região muito confusa, que separa o modelo de franchising do modelo de marketing de conteúdo
A Miarte, por exemplo, uma das empresas que disponibiliza um sistema de franquia de loja virtual, oferece uma plataforma completa para quem deseja montar uma loja virtual. A proposta é muito boa, mas se formos analisar bem, em alguns planos oferecidos, foge completamente ao conceito de franquia.
O sistema de franquias, em seu conceito clássico, inclui a transferência de tecnologia em processos, mas o fato é que isso não acontece na maioria dos modelos de franquias de lojas virtuais oferecidos no mercado.
A Zets, uma empresa do grupo EZconect, é outra empresa atuando no segmento de franquias de lojas virtuais. A empresa possui uma proposta de franquia de comércio eletrônico bastante interessante, contando com diversos planos e recursos, mas na sua essência, também lembra muito um programa de marketing de afiliados.
A Multifranquias é outra proposta no segmento de franquias de e-commerce, que ao nosso ver, mistura um pouco os canais. Diferentemente das propostas anteriores, a empresa na verdade, disponibiliza uma plataforma de e-commerce para que seus parceiros trabalhem no sistema de drop shipping.
É preciso analisar algumas alternativas
É claro que todas as propostas mencionadas acima fazem muito sentido, já que as empresas estão disponibilizando serviços como a oferta de uma plataforma de e-commerce para seus franqueados, o serviço de processamento de pagamentos e logística. Mas daí a chamar isso de franchising, existe uma diferença muito grande.
As franquias online relacionadas a e-commerce sobrem de uma crise de identidade em relação ao modelo adotado, que acaba deixando muitos empreendedores confusos, levando em alguns casos a abraçar m negócio que com outra formatação poderia ser mais interessante e versátil.
O modelo é muito mais parecido com uma estratégia de marketing de afiliados de um grande distribuidor de varejo do que com um modelo de franchising convencional. Nada a opor, mas é importante que o empreendedor tenha essa visão do negócio, para poder ponderar entre as alternativas existentes.
Se você for analisar com olhar mais crítico, verá que na verdade o que está sendo oferecido é o bom e velho programa de afiliados, lançado pela Amazon e seguido por milhares de outras lojas virtuais no Brasil e no mundo.
A opção dos programas de afiliados
Se você chegar à conclusão de que vale mais a pena partir para uma iniciativa própria no segmento de lojas virtuais representando outras empresas online, a melhor opção então seria a de criar uma loja virtual com programas de afiliados.
As lojas virtuais feitas com programas de afiliados já são um mercado bilionário no exterior, alavancado por empresas como a Amazon, precursora do marketing de afiliados, ainda na década passada.
No Brasil, este é um segmento que ainda está começando a dar seus primeiros passos, na medida em que cada vez mais empresas aderem a estratégia de marketing de afiliados e empreendedores começam a se profissionalizar nesta área.
É interessante ponderar as duas opções na hora de montar o seu negócio, pois existem vantagens e desvantagens em ambos. No modelo de franquias de lojas virtuais, você já contará com alguma experiência, e uma plataforma de e-commerce pronta.
No caso dos programas de afiliados, você deverá montar a sua própria, seja através de um sistema de e-commerce alugado ou próprio, que nesse caso poderia ser tranquilamente o WordPress. A vantagem nesse caso é que você não terá que pagar qualquer tipo de taxas de franquia.
Como você pode constatar, a ideia de ingressar no segmento de franquias de lojas virtuais é sim uma boa opção de negócio, mas também existem outras alternativas equivalentes.
Por Josiane Osório no Guia de Franquias Brasil
vou montar um loja virtual e as dicas desse artigo foram muito uteis ainda estou aprendendo